Entretenimento



Duas "temporadas"

Assim como "Êta Mundo Melhor!", relembre outras novelas que tiveram continuação

Nova trama das seis é a sequência de "Êta Mundo Bom!"

02/07/2025 - 10h50min

Atualizada em: 02/07/2025 - 10h52min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Dita (Jennifer Nascimento) e Candinho (Sergio Guizé) se reencontram em "Êta Mundo Melhor!"

Há algumas histórias tão marcantes que merecem uma continuação. É interessante saber o que acontece depois do FIM, como alguns personagens seguiram suas vidas, ou adentrar no mesmo universo, mantendo a linearidade e as características da trama anterior. Confira alguns casos de novelas que tiveram uma “segunda temporada”

O que era “bão” ficou “miór”

Êta Mundo Melhor! estreou esta semana para dar continuidade à história de Candinho (Sergio Guizé), protagonista de Êta Mundo Bom! (2016). Walcyr Carrasco revisita personagens tão queridos, conta o destino de alguns que não aparecem em cena e mostra novas histórias. Na nova trama, Candinho continua otimista e ingênuo, ainda que agora tenha uma conta bancária recheada. A busca do protagonista agora é pelo filho, sequestrado ainda bebê pelo vilão Ernesto (Eriberto Leão). Nessas novas aventuras, o caipira terá um reencontro inusitado com Dita (Jennifer Nascimento) e receberá a ajuda de personagens que aparecem pela primeira vez na história. Os inimigos são os mesmos: além de Ernesto, Sandra (Flávia Alessandra) e Celso (Rainer Cadete) continuam sendo as pedras no caminho do rapaz.


De Candoca a Quinota

TV Globo/Divulgação
Candoca, de "Mar do Sertão" e Quinota, protagonista de "No Rancho Fundo": mocinhas arretadas!

Na geografia da ficção, a cidade de Canta Pedra, onde se passa Mar do Sertão (2022) é vizinha de Lasca Fogo e Lapão da Beirada, cenários de No Rancho Fundo (2024). Com essa proximidade, é natural que alguns personagens tenham circulado pelas duas tramas. O destaque foi a vilã Deodora (Débora Bloch), que na novela anterior havia sido presa por matar o filho Tertulinho (Renato Góes) por engano. Carregando as dores do passado, ela desembarca em outra novela, mas com a mesma crueldade de sempre.Em Mar do Sertão, a mocinha da vez era Candoca (Isadora Cruz), jovem romântica que sonhava em se casar com Zé Paulino (Sergio Guizé), o que só foi possível nos últimos capítulos, após driblarem os rivais e as adversidades.Já na história de No Rancho Fundo, a protagonista arretada era Quinota (Larissa Bocchino), cujo grande amor era Artur (Túlio Starling). Também circularam pelas duas novelas Sabá Bodó (Welder Rodrigues), Nivalda (Titina Medeiros), Vespertino (Thardelly Lima), Cira (Suzy Lopes), Floro Borromeu (Leandro Daniel) e, já na reta final de No Rancho, deram as caras Xaviera (Giovana Cordeiro) e Timbó (Enrique Diaz).


Dois reinados

Tata Barreto/TV Globo/Divulgação
Pedro I e a imperatriz Leopoldina em "Novo Mundo"

A “duologia” que mais fez sentido na teledramaturgia foi Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021). A primeira trama se passava durante o reinado de Dom Pedro (Caio Castro) e Leopoldina (Letícia Colin), do casamento imperial até pouco depois da Independência, em 1822. Misturando fatos e personagens históricos a ficcionais, a novela foi um grande sucesso das 18h, com destaque para o casalzinho Ana (Isabelle Drummond) e Joaquim (Chay Suede). 

Paulo Belote/TV Globo/Divulgação
D. Pedro II com a esposa, Teresa Cristina, e a amante Luísa

Se o primeiro reinado foi marcado pelas traições de Dom Pedro, o herdeiro da coroa se mostrou mais contido (ou nem tanto). Nos Tempos do Imperador , ambientada cerca de 40 anos após Novo Mundo, mostrava um pouco da trajetória de Pedro II (Selton Mello), casado com Teresa Cristina (Letícia Sabatella), mas amante de Luísa (Mariana Ximenes). Além da infidelidade, a trama mostrou as inseguranças do Imperador, muito por conta da perda precoce dos pais, e por ter assumido o trono ainda na adolescência. Com uma reconstrução de época impecável, a novela teve menos repercussão que sua antecessora, já que foi exibida durante a pandemia.


Precisava?

TV Globo/Divulgação
Giovanna e Angel: rivais...e algo mais

Nem sempre uma boa novela rende uma sequência de sucesso. Esse é o caso de Verdades Secretas (2015), trama de Walcyr Carrasco que chegou a ganhar o Emmy Internacional. A história de Angel (Camila Queiroz) foi bem amarrada do início ao fim, e seu desfecho, com destaque para o assassinato de Alex (Rodrigo Lombardi), deixou o público sem fôlego. Poderia ter encerrado ali, com o casamento da jovem com Gui (Gabriel Leone). Porém, em 2021, estreou no Globoplay Verdades Secretas 2, primeiro título original da plataforma de streaming. Passados alguns anos, Angel aparece viúva e com um filho doente, disposta a voltar ao famigerado “book rosa”. Giovanna (Agatha Moreira), querendo provar que foi Angel quem matou seu pai, arma um plano de vingança, mas há algo a mais por trás disso. As sequências de sexo deram o que falar nas redes sociais, que fervilharam de comentários. Já a história em si, deixou a desejar... A cena final de Verdades Secretas 2 deixou no ar a possibilidade de uma terceira parte, mas o projeto não foi adiante.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias