Entretenimento



Referências

"Dona de Mim" homenageia novelas anteriores de Rosane Svartman

Personagens, marcas e locais de outras tramas da autora aparecem na atual novela das sete

31/07/2025 - 11h11min

Atualizada em: 31/07/2025 - 11h12min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Lui Lorenzo, sucesso que transcendeu a ficção

Totalmente Demais (2015), Bom Sucesso (2019), Vai na Fé (2023) e Dona de Mim (2025), o que essas novelas têm em comum? Saíram da mente criativa de Rosane Svartman, uma das autoras mais queridas da atualidade. Na última década, suas tramas conquistaram o público, que virou praticamente um fã-clube. Por isso, muita gente consegue identificar citações, personagens e lugares que já apareceram em histórias anteriores. Em Dona de Mim, os mais atentos já perceberam várias pistas.


Vamos! Esta semana, um convidado ilustre apareceu nas comemorações de 60 anos da Boaz, empresa comandada por Abel (Tony Ramos): o único e insubstituível Lui Lorenzo (José Loreto)! No início da atual novela das sete, o sucesso Pool Party do Lui embalou algumas cenas, mas desta vez foi o próprio cantor quem deu o ar da graça. Em Vai na Fé, ele pegou geral, balançou o coração da mocinha Sol (Sheron Menezzes) e foi pivô de muitas confusões. O sucesso saiu da telinha para a vida real, com vários hits do artista fictício entre as mais ouvidas das plataformas de música.

Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Cantor de "Pool Party com Lui" animou a festa da Boaz


Em Vai na Fé, Yuri (Jean Paulo Campos) era um estudante de Direito idealista, que sonhava em ajudar a defender os menos favorecidos. Em Dona de Mim, Yuri trabalha na Defensoria Pública e foi responsável por conseguir a liberdade de Ryan (L7nnon). 

Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Yuri conseguiu que Ryan fosse para o semiaberto

O jovem advogado não se cansa de exaltar seus antigos mestres. Já citou a dra. Lumiar (Carolina Dieckmann) e o dr. Benjamin (Samuel de Assis), com quem aprendeu valorosas lições na faculdade. Aliás, Yuri revelou a Ryan que é casado com Vini (Guthierry Sotero), para alegria de quem torcia pelo casal na novela anterior.

Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Dra. Lumiar e Dr. Benjamin: saudade!


Uma atriz ficcional endeusando outra, assim foi a cena em que Filipa (Claudia Abreu) entrou em contato com a amiga Wilma Campos (Renata Sorrah) para pedir indicação de um diretor de teatro. Uma das melhores personagens de Vai na Fé, Wilma divertiu os telespectadores com suas tiradas impagáveis e citações de outras personagens da teledramaturgia.

Manoella Mello/TV Globo/Divulgação
Decadente, mas sem perder a pose, Wilma foi citada em "Dona de Mim"


O vilão Jaques (Marcello Novaes) pode não valer nada, mas seu figurino custa uma fortuna. Ele só veste Sambrini, grife que surgiu há 10 anos, em Totalmente Demais. Outro malvado que só usava essa marca era Theo (Emilio Dantas), em Vai na Fé.

Léo Rosario/TV Globo/Divulgação
Sambrini é a grife dos vilões como Jaques


Pensou em restaurante chique? Pensou Charles Pierre, lugar bem frequentado em Vai na Fé, que volta a ser citado agora, em Dona de Mim. Tânia (Aline Borges) e Jaques costumam ir jantar no local, que na trama anterior, foi palco de algumas vilanias de Theo, inclusive envenenar os próprios filhos, Jenifer (Bella Campos) e Rafa (Caio Manhente).

TV Globo/Reprodução
Jenifer e Rafa sofreram atentado cometido pelo próprio pai


Lembram da fofoqueira Neide (Neyde Braga), de Vai na Fé? Pois ela era vizinha de Yara (Cyda Moreno), avó de Leo (Clara Moneke). Quer dizer então que a protagonista de Vai na Fé e a mocinha de Dona de Mim eram vizinhas? Chocada!

Camilla Maia/TV Globo/Divulgação
Neide era vizinha da protagonista Leona



MAIS SOBRE

Últimas Notícias