Despedida
Gilberto Gil confirma velório de Preta Gil no Rio e diz que cerimônia será aberta ao público
Artista morreu no domingo, nos Estados Unidos, onde buscava tratamento experimental para um câncer

O cantor Gilberto Gil divulgou nesta segunda-feira (21) novas informações sobre o velório da filha, Preta Gil, que morreu no domingo (20), aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos.
A cantora enfrentava um câncer de intestino desde 2023 e estava realizando tratamento experimental fora do Brasil quando sofreu complicações que levaram ao falecimento. Gil está na cidade americana para trazer o corpo da filha de volta ao Brasil.
Em um story publicado no Instagram, Gilberto Gil confirmou que a cerimônia de despedida será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e aberta ao público. No entanto, ainda não há uma previsão oficial sobre quando o corpo da artista será repatriado.
"Informamos que, neste momento, ainda não há previsão para a repatriação do corpo de Preta Gil ao Brasil. Ela será velada na cidade do Rio de Janeiro, onde sua família, amigos e o público poderão prestar suas últimas homenagens. Tão logo tenhamos as informações do funeral, divulgaremos aqui. Agradecemos, mais uma vez, o carinho, o respeito e a compreensão de todos", destacou o comunicado.

Trâmites burocráticos
A família e amigos aguardam as definições sobre os trâmites burocráticos necessários para o retorno de Preta ao país. O procedimento de repatriação exige alguns cuidados especiais e custos que ultrapassam os R$ 50 mil.
— Estão tentando agilizar isso. Mas não temos ainda uma data — confirmou, ao Globo, a assessoria de imprensa da família de Gilberto Gil.
A cantora deixou um filho, Francisco Gil, integrante da banda Os Gilsons, e a neta Sol de Maria.