Caso na Justiça
"Voltei a viver o luto", diz mãe de Marília Mendonça após perder guarda do neto
Dona Ruth falou ao "Fantástico" sobre decisão judicial que concedeu guarda de Léo ao pai, Murilo Huff, e promete recorrer

Ruth Moreira Dias, mãe de Marília Mendonça, rompeu o silêncio e resolveu falar sobre a perda da guarda do neto, Léo, para o pai da criança, Murilo Huff, após decisão liminar da Justiça.
Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, ela relatou a dor de reviver a perda da filha e afirmou que recorrerá para tentar reverter a situação.
— Quando a gente perde um filho, a gente morre junto. Quando me vi sem meu neto, eu revivi isso. Voltei a viver esse luto — desabafou Ruth.
A decisão foi tomada quase quatro anos após o acidente aéreo que vitimou Marília e outras quatro pessoas. Até então, a guarda de Léo era compartilhada entre Ruth e Huff.
Decisão focou no poder familiar
Segundo a reportagem, exibida na TV Globo no domingo (13), o juiz substituto da 2ª Vara de Família de Goiânia determinou que "o exercício do poder familiar pelos pais deve prevalecer".
Ele citou ainda que a relação entre avó e pai teria se deteriorado, o que deixou de servir ao interesse do menor, se tornando "instrumento de desagregação familiar, conflito constante, instabilidade".
Ruth, por sua vez, nega qualquer conflito e diz que sempre manteve respeito com Murilo. O advogado dela afirmou que a relação entre os dois se desgastou após um episódio no Dia das Mães na escola do menino, que resultou em discussões.
Na audiência, o marido de Ruth confirmou que o diálogo entre avó e pai era "muito ruim".
Decisão cita alienação parental e negligência médica
Outro ponto abordado pela Justiça, conforme mostrou a reportagem, foi a acusação de negligência médica e alienação parental. O menino é portador de diabetes tipo 1 e, segundo a decisão, Ruth teria omitido informações médicas ao pai e instruído a não repassar laudos e medicamentos, o que ela nega.
Ruth afirma que sempre cuidou do neto em conjunto com a endocrinologista e que Murilo "sempre soube de tudo".
Aspecto financeiro e divisão de indenização
Léo é o único herdeiro de Marília Mendonça, com 100% dos bens da cantora. Ruth e Murilo administravam juntos os recursos, que eram destinados às despesas do menino.
As contas estão bloqueadas provisoriamente, mas a defesa de Ruth garante que não houve prejuízos — pelo contrário, o patrimônio do neto teria mais que triplicado após a morte da cantora.
Defesa promete recorrer
A defesa de Ruth vai recorrer da decisão, alegando que a liminar "fere diretamente o interesse maior, que é do menor".
Murilo Huff, por sua vez, enviou nota ao programa afirmando que nunca impediu e não pretende impedir o convívio da avó materna com o filho, além de afirmar que a rotina da criança não foi alterada.
Disputa pela guarda
A disputa judicial pela guarda de Leo foi protocolada por Murilo Huff no início de junho, após uma tentativa de acordo extrajudicial sem sucesso. O cantor afirma que seu objetivo é criar o filho mais de perto, sem o afastar da família da mãe. Em julho, ele conseguiu a guarda do menino.
A defesa de Dona Ruth, em nota assinada pelo advogado Robson Cunha, declarou que a prioridade da avó é preservar o bem-estar físico, emocional e psicológico da criança.
Áudios e mensagens ajudaram Murilo
Áudios e mensagens trocadas entre babás que cuidavam do menino teriam sido fundamentais para a decisão judicial que concedeu ao cantor sertanejo a guarda do menino de cinco anos.