Bonde da maldade
Excesso de vilões incomoda público de "Dona de Mim"
Na trama de Rosane Svartman, a vida dos mocinhos não está nada fácil


Novela sem vilão não é novela. A teledramaturgia é um espelho da realidade, e infelizmente, não existe só gente legal no mundo. Além do mais, para a história andar, precisam existir conflitos e a velha disputa entre bem e mal. Entretanto, Dona de Mim sofre uma superlotação no bonde da vilania. Há vários personagens dispostos a tudo para atingir seus objetivos, e outros que possuem uma moral, digamos, elástica.
Confira alguns personagens que, de mocinhos, não têm nada.
Jaques (Marcello Novaes)

O presidente do clube dos vilões só tem uma obsessão: a presidência da Boaz. Para isso, ele foi capaz de usar a pequena Sofia (Elis Cabral) como moeda de troca, obrigando Abel (Tony Ramos) a entregar o comando da empresa. Se causar sofrimento a uma criancinha já era terrível, Jaques foi além. Nos capítulos desta semana, ele cortou os freios do carro e provocou a morte do próprio irmão.
Ricardo (Marcos Pasquim)

Parceiro de falcatruas de Jaques, o advogado ajudou a desviar dinheiro da empresa, além de atuar como advogado de Vanderson (Armando Babaioff) no processo pela guarda de Sofia. O negócio dele é dinheiro, mas não seria capaz de matar, como fez seu sócio. Aliás, Jaques não devia confiar em Ricardo, pois ele já andou se divertindo com Tânia (Aline Borges). Vilão traindo vilão? Adoramos!
Tânia (Aline Borges)

Analisada, cheia de classe e... perigosa. Tânia faz jogo duplo e não poupa nem o marido. É difícil saber quais são suas verdadeiras intenções, já que, apesar de compactuar com os planos de Jaques e Vanderson, passou algumas informações valiosas para Leona (Clara Moneke), jurando que fez isso por amor à sobrinha. Duvido! Essa é do tipo que só ama a si mesma e aos próprios interesses.
Vanderson (Armando Babaioff)

Ele apareceu na história como um golpista, mas a coisa ficou séria quando Jaques descobriu que o cara é o pai biológico de Sofia e passou a usá-lo em seus jogos de poder. Longe de ser um paizão amoroso, teve seus momentos de emoção ao conhecer a menina, talvez pelo fato de ela ser parecida com Ellen (Camila Pitanga), mas não passou disso. A única coisa que ele sempre quis foi dinheiro.
Danilo (Felipe Simas)

A mudança de Danilo aconteceu muito por conta da rejeição de Filipa (Claudia Abreu). Jaques viu nele uma pessoa ambiciosa, que além de tudo guardava mágoas da família Boaz. O motorista se infiltrou na casa e armou situações para Abel perder a guarda de Sofia. Pra piorar, ensinou Jaques a mexer no carro, e acabou sendo responsável por duas mortes. Pode até ser que, no fundo, Danilo seja um menino bom, mas até agora, fica difícil de defender.
ZONA CINZENTA

Eles não são propriamente vilões, mas têm atitudes questionáveis e potencial para escorregar para o lado mau da força.
Davi (Rafael Vitti)

O jeito irresponsável de Davi nunca fez dele um aprendiz de vilão, pelo contrário, até diverte o público desde o início da trama. O problema é que o rapaz sempre se sentiu rejeitado, acusava Abel de preferir Samuel (Juan Paiva), o filho mais certinho e responsável. Jaques sabe disso e usa a fragilidade do sobrinho para trazê-lo para seu lado, com a narrativa de que também foi o filho injustiçado a vida inteira. Ingênuo, Davi pode acabar pendendo para o lado errado com toda essa manipulação.
Kami (Giovanna Lancellotti)

Preocupada em proteger Dedé (Lorenzo Reis), Kamila acaba pecando pelo excesso. Assustada com a possível má influência de Ryan (L7nnon), pai de seu filho, Kami pode ser injusta em alguns momentos. Além disso, o público também não aceitou bem o namoro da moça com Marlon (Humberto Morais), ex-noivo de sua melhor amiga, Leo. Nas redes sociais, ficou com fama de talarica. Não é má pessoa, mas sua impulsividade pode ser mal interpretada.
Nina (Flora Camolese)

A filha problemática de Filipa chegou pra causar. Nina carrega traumas de infância por conta da saúde mental da mãe – agora, finalmente diagnosticada como bipolar – e toda essa mágoa pode levar a caminhos perigosos.
Vem aí

Se o bonde da maldade já vinha superlotado, deve ganhar uma nova integrante em breve. Bárbara (Giovana Cordeiro), ex-namorada de Marlon, volta dos Estados Unidos pronta para reconquistar o policial. No início da trama, ela teve pouco tempo para mostrar do que era capaz, mas agora, deve provar que é capaz de tudo.