Entretenimento



Estrelas da Periferia

Banda guaibense realiza fusão de ritmos enquanto discute a realidade do país

Intitulado Problemas Nacionais, grupo se prepara para lançar o seu primeiro single neste sábado (11), com show no Califa Skate Bar, em Guaíba

08/10/2025 - 16h13min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Reprodução/Arquivo Pessoal
A banda Problemas Nacionais é formada por Maninho, John Rodrigues, Juninho Brow e Júnior Duarte.

Natural de Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, a banda Problemas Nacionais fará sua estreia oficial no próximo sábado (11), com o lançamento do single Hoje Eu Preciso, no Califa Skate Bar. Com uma sonoridade que combina elementos do reggae, rock, pop e MPB, o grupo busca expressar, em suas letras, seus sentimentos, vivências e inquietações.

Essa fusão de estilos se reflete também nas influências musicais dos integrantes. Cidade Negra, Natiruts, Armandinho, Papas da Língua e Comunidade Nin-Jitsu estão entre os artistas que inspiram os músicos Maninho (voz), John Rodrigues (guitarra), Juninho Brow (teclado/produção) e Júnior Duarte (baixo), que formam o grupo.


Sobre o nome da banda, o vocalista explica.

– Nos chamamos Problemas Nacionais porque, em nossas letras, buscamos nos referir a problemas do cotidiano brasileiro. Problemas que todo mundo enfrenta – afirma Maninho.

Além da estreia neste sábado, o músico adianta que a banda já tem uma agenda definida para o final de 2025. O grupo se prepara para, no dia 15 de novembro, abrir o show da banda porto-alegrense Ultramen, durante o campeonato de skate organizado pela Associação Pé na Tábua em parceria com a prefeitura de Guaíba.

Trajetória

Colegas de escola, Maninho, John Rodrigues e Júnior Duarte foram os responsáveis por fundar a banda Problemas Nacionais. Segundo o vocalista, o grupo acabou se separando em determinado momento, devido a divergências quanto aos estilos musicais preferidos por cada integrante.

– Eu tomei o segmento de pagode, enquanto os guris tocavam uma mistura de pop rock. Depois, acabei indo embora de Guaíba por causa de um problema de diabetes. Quando voltei, os guris me convidaram para cantar com eles – relembra.

O reencontro, porém, veio acompanhado de uma condição: o grupo deveria adotar um som mais voltado à música nacional.

– Aí fizemos uma banda de pop/reggae, com um repertório de Cidade Negra, Natiruts, Armandinho, Papas da Língua... Temos bastante influência de Comunidade Nin-Jitsu também – explica, destacando que o projeto autoral também realiza releituras.

Para Maninho, esse novo momento marca uma retomada importante.

– É uma caminhada nova para mim, mas parte de algo que já sei fazer, que é estar no palco. E isso bastou para encaixar a minha mistura com a dos guris – reflete, acrescentando:

– Assim, acabamos chegando a um consenso e a banda criou sua identidade.

Planos para o futuro

Maninho garante que, além do lançamento de estreia, a banda conta com uma série de composições prontas. Segundo o artista, o próximo passo previsto pelo grupo é gravá-las em estúdio.

– A gente já está com uma linha de músicas para gravar e temos até um EP planejado – revela o cantor.

Produção: Juliana Farinati

Aqui, o espaço é todo seu!

/// Para participar da seção, mande um histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas, vídeos e telefone de contato para michele.pradella@diariogaucho.com.br

/// Entre em contato com o artista pelo Instagram: @problemasnacionais

Últimas Notícias