Entretenimento



Último capítulo

"Vale Tudo" chega ao fim após polêmicas, críticas e grande repercussão nas redes sociais

Desfecho da trama terá casamentos e fim do mistério sobre Odete Roitman (Debora Bloch)

17/10/2025 - 10h23min

Atualizada em: 17/10/2025 - 10h24min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Angélica Goudinho/TV Globo/Divulgação
Embates entre Raquel e Maria de Fátima movimentaram a trama

A nova versão da “novela das novelas” chega ao fim hoje, e cabe aqui o ditado “entre mortos e feridos, salvaram-se todos”. Isso porque, desde antes de sua estreia, em 31 de março, Vale Tudo causava polêmica. Havia muitos riscos envolvidos em adaptar uma trama que fez história na teledramaturgia, trazer de volta personagens icônicos e mexer em uma obra-prima pensada por Gilberto Braga (1945-2021), Leonor Bassères (1926-2004) e Aguinaldo Silva.

Se a trama de 1988 mostrou a cara de um Brasil ainda na era da redemocratização, com todos os dilemas morais, éticos e políticos em discussão na época, o remake de Manuela Dias foi por outros caminhos, nem sempre bem aceitos pelo público. Noveleiros de plantão inundaram as redes sociais de críticas, elegeram os personagens mais insuportáveis e escolheram amar os vilões. Falando bem ou mal, o fato é que Vale Tudo foi o assunto do ano, não à toa, ganhou as ruas com blocos de Carnaval fora de época, frases marcantes e, é claro, chega ao fim com a mesma dúvida que tirou o sono dos telespectadores há 37 anos: quem matou Odete Roitman?

Já que temos lastro e intimidade para analisar novelões, elencamos aqui alguns acertos, além de apontar o que poderia ter sido melhor.


Um pouquinho de Brasil, iá iá...

/// Pra subir na vida, vale tudo? A questão levantada ainda nas chamadas da novela foi o mote inicial da história. Maria de Fátima (Bella Campos) demonstrava, desde as primeiras cenas com Raquel (Taís Araújo), o abismo que havia entre sua forma de pensar e a de sua mãe. Em busca de uma vida de luxo, Faty aprontou muito, mas ganhou o carinho do público. Virou a queridinha da novela, afinal, o que ela não tem de caráter, tem de carisma.

/// E não foi só Maria de Fátima quem virou o jogo. Os dois outros vilões da novela, Odete Roitman (Debora Bloch) e Marco Aurélio (Alexandre Nero) viraram memes e ganharam até torcida. Odete foi chamada de “loba”, conquistou elogios pelas cenas mais ousadas e até nos fez concordar com algumas de suas opiniões. Somente após a descoberta de Leonardo (Guilherme Magon) e das atrocidades que cometeu para manter esse segredo, a opinião pública parou de defendê-la. 

TV Globo/Divulgação
Odete: amada e odiada na mesma medida

Já Marco Aurélio ganhou pontos após começar o romance com Leila (Carolina Dieckmmann), e ficou até fofo ao aparecer em suas interações com a sobrinha Sarita (Luara Telles).

Angélica Goudinho/TV Globo
Casal de pilantras conquistou o público


/// Manuela Dias fez muitas mudanças na história, algumas positivas. A farsa sobre a “morte” de Leonardo foi um dos grandes acertos. Odete gabaritou ao prejudicar, ao mesmo tempo, os três filhos: Heleninha (Paolla Oliveira), acusada injustamente de ter matado o irmão; Leonardo, escondido e sem os cuidados médicos necessários; e Afonso, que poderia ter sido salvo pelo irmão há um bom tempo. 

TV Globo/Divulgação
Mudança na história de Leonardo foi positiva para a novela

As cenas clássicas fizeram sucesso, como a de Fátima se jogando das escadarias do Theatro Municipal, e mais recentemente, de Heleninha na boate pedindo “um mambo bem caliente”. 

TV Globo/Divulgação
Não poderia faltar a clássica cena do vestido rasgado


Ficou na porta estacionando os carros

/// Vale Tudo foi notícia tanto pela ficção quanto pelo que acontecia nos bastidores. Ainda no começo da trama, rumores sobre o relacionamento conturbado de Bella Campos e Cauã Reymond povoaram as manchetes por algum tempo. 

Outra questão complicada envolveu declarações de Taís Araújo, que se mostrou insatisfeita com os rumos de sua personagem. A autora ignorou as críticas, e ao que parece, fez questão de apagar ainda mais Raquel dos últimos capítulos.

/// A luta de Lucimar (Ingrid Gaigher) para cobrar de Vasco (Thiago Martins) a pensão do filho serviu de exemplo para várias mulheres na vida real. Porém, com o passar dos capítulos, Vasco demonstrou estar mudado  reconquistou o coração da ex-mulher. O casal voltou a ficar junto, e toda aquela batalha judicial e troca de acusações viraram coisa do passado. Uma pena. 

Angélica Goudinho/TV Globo/Divulgação
Vasco e Lucimar: da briga judicial ao altar

/// A novela das nove chega ao fim como um sucesso comercial, e não é à toa. A quantidade de merchandising a cada capítulo chegou a incomodar o público, que nas redes sociais apelidou a trama de “Vende Tudo”. Estamos acostumados a ver produtos serem anunciados na ficção, o problema foram as inserções nos momentos mais impróprios. Afonso, no meio de uma sessão de quimioterapia, elogiar uma linha de produtos para bebês, ou Solange comentar sobre um sabão em pó enquanto fica sabendo que Leonardo estava vivo foram alguns exemplos.


O QUE ESPERAR DO ÚLTIMO CAPÍTULO?

Os bebês de Fátima e Solange já nasceram ontem, portanto, os minutos finais de Vale Tudo devem ter dois grandes acontecimentos: o casamento de Raquel e Ivan (Renato Góes) e o fim do mistério sobre a morte de Odete Roitman.

Estevam Avellar/TV Globo
Casamento de Ivan e Raquel é um dos destaques do último capítulo

Não há muitas pistas sobre quem matou a bilionária, tampouco se ela foi mesmo assassinada – há rumores de que ela tenha forjado tudo. O mistério só chega ao fim hoje à noite, então o jeito é grudar na frente da telinha. Ou do telão, no Parque Harmonia, que terá um evento especial promovido pela RBS TV. 

Com entrada livre, começa às 20h15min e terá apresentação dos comunicadores Neto Fagundes, Cris Silva e Amanda Souza.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias