Entretenimento



Criatividade no Carnaval

Bateria de Bambas da Orgia reúne talentos de família e inova com bossas "de cinema"

Se o enredo da escola vai tratar sobre a sétima arte, a trilha sonora de filmes vai estar presente no ritmo do samba que vai embalar o desfile de 2026

22/11/2025 - 15h34min


Gustavo Gossen
Gustavo Gossen
Enviar E-mail
Gustavo Gossen/Grupo RBS
Pai e filho são responsáveis pela inovação da bateria para 2026.

A bateria da Bambas da Orgia promete dar mais um show no Carnaval de 2026. Alinhados ao enredo, que vai abordar o cinema, os ritmistas vão apresentar bossas com referências a grandes clássicos, como O Poderoso Chefão, De Volta para o Futuro, A Família Addams, entre outros, além de reproduzir as famosas vinhetas da 20th Century Fox e do Supercine.

O diferencial começa no comando da bateria Trovão Azul. O mestre Jefersandro Pedroso, com mais de 40 anos de Bambas da Orgia, é responsável pelas novidades. Para isso, ele conta com uma parceria talentosa e que está na genética: o filho, Ben Hur Machado, diretor de harmonia musical.

As inovações são fruto de um grupo inquieto que, mesmo tendo conquistado o Estandarte de Ouro no desfile passado, não abre mão de surpreender o público. Manter a régua alta é a missão dos 230 componentes.

— A gente começou cedo, em julho, com um grande contingente de ritmistas. A maioria deles é bambista, portanto a motivação de cada um é desfilar pela escola do coração. Como eu sempre digo: não existe sorte sem trabalho. Estamos defendendo um cinturão, então temos que trabalhar bastante e tudo está se encaminhando bem — afirma Jefersandro.

De acordo com Ben Hur, o processo criativo iniciou antes mesmo do samba-enredo de 2026 estar definido. Bambas da Orgia realizou um festival para que compositores disputassem a oportunidade de assinar a obra que vai embalar o desfile.

— Antes de tudo, criamos bossas no estilo livre, mais soltas, que pudessem caber no samba ou para serem utilizadas no esquenta de bateria. Em seguida, fizemos uma bossa universal que encaixasse em todos os sambas finalistas do festival. Por fim, trabalhamos diante do tema da escola para representar o que a gente vai cantar — explica o diretor.

Durante a entrevista, produzida na sala onde são guardados os instrumentos da bateria, em um cantinho especial da quadra localizada na Avenida Voluntários da Pátria, no Centro Histórico de Porto Alegre, o diretor deu um “spoiler” do que o público vai assistir no Complexo Cultural do Porto Seco.

— Vamos ter de quatro a cinco bossas no desfile, inclusive uma surpresa. Tem uma trilha sonora que vai ser a fantasia da bateria, que vai ter um contexto e uma coreografia — adianta Ben Hur.

Para o mestre Jefersandro estar em família é motivo de orgulho:

— Ver o meu filho e meus sobrinhos sempre inventando bossas novas, arranjos novos, tudo isso me dá mais motivação para continuar. Um orgulho ter não só eles por perto como também pessoas que eu vi criança e que se tornaram grandes ritmistas — conta o mestre.

Ben Hur afirma que, mais do que trabalhar ao lado do pai, é a oportunidade de dividir a missão com o ídolo. No entanto, precisou viver experiências longe “de casa”.

— Ele é o meu ídolo, minha referência. Sinto o maior orgulho de ser filho dele, como mestre e por tudo o que ele representa na escola. Não tem quem não ame o meu pai. O lado ruim é que precisei correr um pouco longe dele para eu conseguir fazer o meu nome sem estar tão associado — relembra Ben Hur, que iniciou a vivência no Carnaval, ainda criança, na escola Filhos da Candinha.

Juntos, Jefersandro e Ben Hur participaram do campeonato de 2020, quando Bambas da Orgia levou para a avenida os 80 anos de história da azul e branco. Naquele ano, a escola quebrava o jejum de sete anos sem títulos e contava com essa parceria de pai e filho, à frente da bateria, pela primeira vez juntos.

O Carnaval de Porto Alegre 2026 será realizado nos dias 27 e 28 de fevereiro. Bambas da Orgia, a escola mais antiga em atividade, com a pulsação da bateria Trovão Azul, promete um desfile inesquecível e de puro cinema.

O samba

Escute o samba-enredo de Bambas da Orgia para o Carnaval de 2026 e identifique as trilhas sonoras dos filmes na bateria.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias