Entretenimento



Rio de Janeiro

Morre Haroldo Costa, ator, diretor e comentarista de Carnaval, aos 95 anos

Haroldo viveu o protagonista da peça "Orfeu da Conceição", sendo o primeiro ator negro a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

14/12/2025 - 14h23min

Atualizada em: 14/12/2025 - 14h24min


Zero Hora
Enviar E-mail
Instagram/Reprodução
Haroldo também trabalhou na Globo como diretor de musicais e foi diretor e jurado de programas de auditório.

O ator, diretor e comentarista de carnaval Haroldo Costa morreu aos 95 anos, neste sábado (13), no Rio de Janeiro. Ele enfrentava problemas de saúde e passou por internações recentes. As informações são do g1.

Nascido no Rio de Janeiro, a carreira profissional de Haroldo como ator começou no antigo Teatro Experimental do Negro, fundado pelo intelectual Abdias do Nascimento.  

Haroldo também trabalhou na Globo como diretor de musicais e foi diretor e jurado de programas de auditório. Ele viveu ainda o protagonista da peça Orfeu da Conceição, sendo o primeiro ator negro a atuar no Theatro Municipal do Rio, além de ter participado de outras peças teatrais de relevância para a dramaturgia brasileira.

Paixão e intelectualidade no samba

Conhecido e renomado no mundo do carnaval, Haroldo Costa integrou o corpo oficial de jurados dos desfiles organizados pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). 

Ele é autor de diversos livros sobre o carnaval carioca, como Salgueiro: Academia de Samba'(1984), 100 Anos de Carnaval no Rio de Janeiro (2001) e Ernesto Nazareth – Pianeiro do Brasil (2005). Também assinou a produção de grandes espetáculos musicais sobre o samba.

Em 2023, Haroldo Costa assinou a curadoria da exposição Heitor dos Prazeres é meu nome, no CCBB-Rio, junto com Raquel Barreto e Pablo León de La Barra.

Nas redes sociais, a Acadêmicos do Salgueiro definiu Haroldo como "um dos pilares da história do Salgueiro" e complementou: "Haroldo Costa foi, é e sempre será nosso Orfeu Negro".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias