Entretenimento



Destaque em cena

De filhote abandonado a artista de televisão: conheça Tofu, vira-lata que é a estrela do telefilme "Caju, Meu Amigo"

Produção estreia nesta segunda-feira (19) no Cine BBB, dentro do "Big Brother Brasil 26", e na Tela Quente, com exibição para todo o país

17/01/2026 - 22h21min


Camila Bengo
Camila Bengo
Enviar E-mail
Jonathan Heckler/Agencia RBS
Tofu é protagonista de "Caju, Meu Amigo".

Quem viu o vira-lata Tofu correndo animado pelo gramado do parque da Redenção, em Porto Alegre, na tarde deste sábado (17), talvez não imaginasse que o caramelo é a mais nova estrela do audiovisual gaúcho. 

O cachorro é protagonista de Caju, Meu Amigo, telefilme que estreia na próxima segunda-feira (19) no Cine BBB, dentro do Big Brother Brasil 26, e na Tela Quente, com exibição para todo o país. No filme, ele interpreta um cão resgatado da enchente que é adotado por Rafaela (Vitória Strada) enquanto sua antiga tutora, Nice (Liane Venturella), busca incessantemente reencontrá-lo. 

A simpatia com os humanos e o entrosamento com os parceiros de cachorródromo deixam claro que a fama não subiu à cabeça do cachorro-ator, mas não diminuem o profissionalismo de Tofu. Para o filme, o caramelo passou por duas semanas de preparação intensa com adestrador, chegando a se mudar temporariamente para a casa do profissional. 

É o que conta o fotógrafo Lau Baldo, 31 anos, tutor de Tofu que também trabalhou na produção: 

— O adestrador treinou comandos para que ele parasse quando tinha que parar, fosse nas direções que deveria ir. O papel não exigia dele nada mirabolante, mas precisava de muita concentração. Também tinha a questão do uivo, que o Tofu sabia fazer e que acabou sendo muito explorada no filme. Mas é diferente uivar em casa e em um set de filmagens, então, isso também precisou ser trabalhado. 

Jonathan Heckler/Agencia RBS
Fotógrafo Lau Baldo é o tutor de Tofu.

Aliás, foi também por causa do uivo que Tofu entrou para o elenco de Caju, Meu Amigo. A habilidade fez com que ele se destacasse entre os candidatos, conquistando a vaga para estrelar seu primeiro filme. 

Conforme Lau, o cão nunca tinha participado de uma produção do gênero, embora já tenha estrelado um comercial. A desenvoltura de Tofu surpreendeu a equipe, uma vez que o caramelo demonstrou familiaridade com as câmeras e facilidade para seguir o roteiro.

As cenas internas foram gravadas com equipes reduzidas para não dispersar Tofu, enquanto momentos mais delicados exigiram atenção redobrada da produção, especialmente quando o cachorro estava solto em cena. 

Tivemos algumas sequências um pouco mais tensas, como uma em que ele fica esperando para atravessar uma avenida enquanto os carros estão passando. Era tudo muito controlado, mas ele estava solto, então havia um nervosismo da minha parte. Mas deu tudo certo e ele se saiu muito bem em todas as cenas — detalha Lau. 

O tutor acompanhou de perto as gravações e lembra que o maior desafio foi a recomendação de evitar dar muita atenção ao cachorro. Isso porque, para executar corretamente os comandos do roteiro, Tofu precisava se manter focado, e qualquer cafuné poderia fazer com que ele se distraísse.  

A regra valia para os demais integrantes da equipe, que também tiveram dificuldade para resistir aos encantos do vira-lata. Segundo Lau, o cão é muito dócil e acabou se entrosando com todos

— Como sou autônomo e, às vezes, trabalho muitas horas fora, sempre contei com o auxílio de muitos amigos na criação dele. Isso fez do Tofu um cachorro muito sociável, que se dá bem com todo mundo e nunca rosnou para ninguém — explica o tutor.

Tofu foi adotado por Lau em 2022, após ser abandonado ainda filhote em uma praia, com a saúde visivelmente debilitada. Diagnosticado com cinomose, ele tinha problemas para ficar em pé, caminhar e fazer as necessidades fisiológicas. Havia o risco de que, mesmo com o tratamento, Tofu ficasse com sequelas, mas a recuperação foi total.  

— Felizmente, ele se tornou um cachorro muito saudável. Estamos juntos há quatro anos e ele nunca ficou doente — conta Lau. 

Aprendendo a lidar com a vida de "pai de artista", o fotógrafo diz ainda não ter certeza sobre os próximos passos da carreira de Tofu. Ele não descarta a participação do companheiro em novas produções, mas afirma que o objetivo não é fazer da atuação o "trabalho" do cão

— Não quero que se torne algo exaustivo para ele, então, terei que analisar bem se surgir alguma proposta. Acima de tudo, ele é meu parceiro e eu quero que continue sendo só um cachorro — resume.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias