Tá no sangue
Nos passos do pai e herança para o filho: intérprete de Bambas da Orgia realiza sonho de infância
Com o microfone da azul e branco, Bruno Martins recorda época quando imitava o pai Paulinho Durão, nome consagrado no carnaval de Porto Alegre

Uma das características mais fascinantes no carnaval é que muitos talentos passam de geração em geração. Quando criança, o intérprete de Bambas da Orgia, Bruno Martins, adorava brincar que puxava os sambas igual a seu pai, o histórico Paulinho Durão.
Também sobrinho do cantor Paulão da Tinga, outra figura de destaque nos desfiles de Porto Alegre, Bruno percebeu que a brincadeira estava prestes a virar algo sério quando desfilou ao lado do pai, pelo Estado Maior da Restinga, em 1998. Hoje, o sonho tornou-se realidade — e na escola do coração.
— Hoje em dia, faço aquilo que eu fazia quando brincava. Meu pai foi meu herói máximo, minha inspiração maior. Quando a gente é mais jovem, quer que tudo aconteça rápido, mas é o tempo que decide quando as coisas têm de acontecer — comenta.
Antes de chegar aos Bambas, em 2024, Bruno foi a voz principal da Filhos da Candinha, Realeza, Academia de Samba Puro, Unidos da Vila Mapa e Fidalgos e Aristocratas. Estar na azul e branco, segundo ele, significa honrar a história da escola de samba mais antiga em atividade na Capital.
— Bambas da Orgia é uma escola de apaixonados. Sou bambista, me sinto muito bem acolhido nessa escola que tem 85 anos e pessoas que a amam pelo Brasil todo. Para onde viajamos, encontramos gente que nos reconhece — acrescenta.
Ao lado da esposa Karina Silveira, diretora de harmonia musical, passa adiante a paixão pelo carnaval ao filho Arthur, de oito anos, que é porta-estandarte mirim.
— O Arthur é a nossa continuidade. Ele dança, gira, desde os dois anos. Ele se identificou com o estandarte e está resgatando o passado. Afinal, muita gente esquece que havia os porta-estandartes masculinos — destaca.
Em 2026, Bambas da Orgia vai buscar o título com o enredo "Apaguem as Luzes!", que aborda o cinema. A escola será a primeira do Grupo Ouro a desfilar na sexta-feira, dia 27 de fevereiro.