Adeus ao criador
Regina Duarte, Vera Fischer, Maitê Proença e mais: quem foram as Helenas das novelas de Manoel Carlos
Sete artistas se consagraram na teledramaturgia como as protagonistas de Maneco, que morreu neste sábado aos 92 anos

Morreu neste sábado (10), aos 92 anos, o autor de novelas Manoel Carlos. O escritor estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, onde fazia tratamento contra a Doença de Parkinson. O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos.
Em mais de cinco décadas de carreira, o autor deixou, como uma de suas marcas registradas, o uso do nome Helena para batizar as protagonistas.
Maneco, como era chamado, utilizou esse recurso em nove produções. O ciclo foi iniciado com Lilian Lemmertz em Baila Comigo (1981) e se encerrou com sua filha, a atriz Julia Lemmertz, na obra Em Família (2014).
Ao todo, sete artistas se consagraram na teledramaturgia como as Helenas de Maneco. Entre elas, Regina Duarte ocupou o posto três vezes, em obras distintas — História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006).
- Lilian Lemmertz - "Baila Comigo" (1981)
- Maitê Proença - "Felicidade" (1991 - 1992)
- Regina Duarte - "História de Amor" (1995 - 1996)
- Regina Duarte - "Por Amor" (1997 - 1998)
- Vera Fischer - "Laços de Família" (2000 - 2001)
- Christiane Torloni - "Mulheres Apaixonadas" (2003)
- Regina Duarte - "Páginas da Vida" (2006)
- Taís Araújo - "Viver a Vida" (2009)
- Julia Lemmertz - "Em Família" (2014)
Ao projeto Memória Globo, mantido pela emissora, Manoel Carlos explicou que a origem do nome vem de sua paixão pela mitologia grega: Helena é o símbolo da mulher forte, guerreira e capaz de tudo em nome do amor.

As Helenas de Maneco
Lilian Lemmertz - "Baila Comigo" (1981)

A primeira Helena de Manoel Carlos foi vivida por Lilian Lemmertz. Na trama, a personagem se sentia culpada por ter se distanciado de um dos filhos gêmeos, que precisou ser entregue ao pai porque ela não tinha condições financeiras de criá-lo.
Na história, o pai acaba levando a criança para fora do país, aumentando ainda mais a distância entre mãe e filho.
O ator Tony Ramos foi o intérprete dos filhos gêmeos de Helena. A novela foi exibida em 163 capítulos, de 16 de março a 26 de setembro de 1981.
Maitê Proença - "Felicidade" (1991 - 1992)

A intérprete de Helena na novela Felicidade foi a atriz Maitê Proença, que na época tinha 33 anos e recém estreava na televisão.
Na trama, a protagonista era uma moça interiorana que foge de sua cidade para a capital carioca disposta a criar a filha sozinha. A personagem foi casada com Mário (Herson Capri), mas o matrimônio fracassou. Em um reencontro com seu grande amor, Álvaro (Tony Ramos), que já estava casado, a protagonista acaba engravidando dele.
A novela contou com 203 capítulos e foi transmitida de 7 de outubro de 1991 a 30 de maio de 1992.
Regina Duarte - "História de Amor" (1995 - 1996)

A primeira vez que Regina Duarte interpretou uma das Helenas de Manoel Carlos foi na novela História de Amor. Na trama, a protagonista é uma corretora de imóveis batalhadora e pouco vaidosa.
A personagem enfrenta a gravidez prematura da filha, Joyce Assunção (Carla Marins), e, por consequência, a ira do ex-marido e pai da menina, Edgar Assunção (Nuno Leal Maia), que não se conformava com a situação.
A história foi contada em 209 capítulos, exibidos de 3 de julho de 1995 a 1º de março de 1996.
Regina Duarte - "Por Amor" (1997 - 1998)

Pela segunda vez consecutiva, Regina Duarte viveu uma Helena. Desta vez na novela Por Amor, que protagonizou ao lado da filha, Gabriela Duarte.
Na novela, Helena e a filha dão à luz no mesmo dia e hospital. No entanto, o filho de Maria Eduarda (Gabriela Duarte) morre no parto. Como um gesto de amor, a protagonista troca o bebê morto pelo dela, que estava saudável.
A emocionante história de amor entre mãe e filha foi contada em 191 capítulos, exibidos de 13 de outubro de 1997 a 22 de maio de 1998.
Vera Fischer - "Laços de Família" (2000 - 2001)

Já veterana das telenovelas na época, Vera Fischer foi a intérprete de Helena em Laços de Família. Na trama, a personagem abdica de seu amor por Eduardo (Reynaldo Gianecchini) por causa da filha, Camila (Carolina Dieckmann), que também gostava dele.
Ao longo da trama, Helena precisa apoiar a filha, quando esta descobre estar com leucemia. Para salvá-la, a protagonista engravida novamente para que o bebê possa futuramente doar a medula para Camila.
A história foi contada em 209 capítulos, exibidos de 5 de junho de 2000 a 3 de fevereiro de 2001.
Christiane Torloni - "Mulheres Apaixonadas" (2003)

A atriz Christiane Torloni deu vida à Helena de Mulheres Apaixonadas. Na obra, a personagem é casada com o músico Téo (Tony Ramos), mas o matrimônio desanda quando ela descobre um possível caso extraconjugal do marido.
Ao longo da trama, a personagem reencontra César (José Mayer), um amor do passado, e seu coração fica dividido.
A novela contou com 203 capítulos, exibidos de 17 de fevereiro a 10 de outubro de 2003.
Regina Duarte - "Páginas da Vida" (2006)

A atriz Regina Duarte assumiu o posto de Helena pela terceira vez na novela Páginas da Vida. Na trama, ela interpreta uma médica que faz o parto da jovem Nanda (Fernanda Vasconcellos), que morre, mas consegue dar à luz os filhos gêmeos.
Um deles, Clara (Joana Mocarzel), tem síndrome de Down e é rejeitada pela avó, Marta (Lilia Cabral). Por conta disso, Helena decide adotar a menina.
A novela foi exibida de 10 de julho de 2006 a 2 de março de 2007, contando com 203 capítulos.
Taís Araújo - "Viver a Vida" (2009)

A primeira e única Helena negra de Manoel Carlos foi interpretada pela atriz Taís Araújo. Na história, a personagem é uma top model no auge da carreira. Quando ela se casa com Marcos (José Mayer), precisa enfrentar a ira da filha do primeiro casamento do marido, Luciana (Alinne Moraes).
Ao longo da história, uma tragédia abala a vida do casal: Luciana sofre um acidente e fica tetraplégica. Com isso, a jovem tenta unir a mãe e o pai e afastá-lo cada vez mais de sua atual esposa.
A novela contou com 209 capítulos, exibidos de 14 de setembro de 2009 a 14 de maio de 2010.
Julia Lemmertz - "Em Família" (2014)

Seguindo o legado da mãe, a atriz Julia Lemmertz deu fim ao ciclo de personagens com o mesmo nome. Ela foi a protagonista da novela Em Família.
A trama, contada em três fases, gira em torno da história obsessiva de amor entre os primos Helena (Julia Dalavia/Bruna Marquezine/Julia Lemmertz) e Laerte (Eike Duarte/Guilherme Leicam/Gabriel Braga Nunes). Na adolescência, a protagonista engravida do amado, o que os faz antecipar o casamento. No entanto, no dia do matrimônio, o noivo é preso, acusado de tentar matar Virgílio (Arthur Aguiar/Nando Rodrigues/Humberto Martins), por ciúme de Helena.
Depois do matrimônio que não se concretizou, Helena cede ao amor de Virgílio e se casa com ele. Os dois deixam Goiás e se mudam para o Rio de Janeiro. Vinte anos depois, a filha do casal, Luiza (Bruna Marquezine), conhece Laerte e ambos se apaixonam. Quando os pais descobrem, desaprovam o relacionamento e tentam convencer a jovem de que ele não é uma boa pessoa.
A novela contou com 143 capítulos, exibidos de 3 de fevereiro a 18 de julho de 2014.