No The Wall
Resgatistas voluntários de Viamão ganham R$ 410 mil em quadro do "Domingão com Huck"
Associação de Voluntários Águias do Asfalto utilizou o dinheiro para comprar uma nova ambulância e reforçar os atendimentos


Em busca de uma ambulância para reforçar o serviço voluntário, resgatistas de Viamão, na Região Metropolitana, se inscreveram no quadro The Wall, do Domingão com Huck. A dupla de irmãos Júlio e Paola Neves, fundadores da Associação de Voluntários Águias do Asfalto, foram selecionados, participaram de desafios e conseguiram angariar R$ 410,6 mil para a aquisição do novo veículo de atendimento de urgências.
O programa foi ao ar neste domingo (25), mas foi gravado em setembro. Os valores foram depositados em outubro e permitiram a compra da chamada carinhosamente de "Zero Três", em novembro.
Fundada em 2020 e formada por cerca de 80 voluntários, a associação realiza resgastes de acidentes ocorridos em rodovias e estradas, atendimentos clínicos, além de ações sociais.
Desde o começo das atividades, o grupo já atendeu 1.956 ocorrências. O atendimento é complementar ao do município e é solicitado por órgãos oficiais, como a Brigada Militar.
Reforço para salvar vidas
A chegada da nova ambulância permitiu o reforço no atendimento de urgências no município de Viamão, principalmente no distrito de Águas Clara e na RS-040, que liga Porto Alegre a Região Metropolitana. Até o momento, a nova viatura já garantiu 205 ocorrências atendidas.
Antes do prêmio, os voluntários atuavam com apenas duas ambulâncias, sendo que uma frequentemente ficava no conserto. Para Júlio, a nova aquisição representa mais vidas salvas na região.
— Tempo representa vida. Quanto mais recurso nós temos para atender, mais vidas podemos salvar. A gente começou por causa do falecimento da minha avó. Ela faleceu dentro de casa e não sabíamos o que fazer. Fomos atrás de conhecimento e fizemos esse projeto para poder ajudar as pessoas a não ter o sofrimento. Então, estamos muito felizes com esse reforço — afirmou Júlio, que já havia tentado participar do The Wall outras três vezes.
O desafio
Paola foi responsável pelas respostas, enquanto Júlio organizou as bolas para jogar no painel. A mãe da dupla, Maria, ficou na plateia torcendo pelos filhos.
— Quem planta o bem colhe o bem — afirmou o apresentador Luciano Huck, ao dar a notícia de que o grupo havia ganhado o prêmio.
A participação no quadro foi mantida em segredo até este domingo, em razão de um acordo com o programa. Nesta tarde, o grupo fez um evento em que os voluntários puderam assistir à participação dos fundadores no Domingão com Huck e descobrir a origem da nova ambulância.
— Tivemos que ficar em sigilo absoluto até hoje. Imagina a situação. Todo mundo pensava que tínhamos ganhado da prefeitura, de vereador. E aí hoje a gente assistiu na nossa base, com todo mundo e foi uma festa — relatou Júlio.
Em publicação nas redes sociais, o grupo publicou um agradecimento ao programa:
"Essa participação representa muito mais do que um momento de visibilidade: é o reconhecimento de um trabalho sério, transparente e comprometido com a preservação da vida. A Águias do Asfalto nasceu do voluntariado, da união e da fé de pessoas que acreditam que servir ao próximo é uma missão", afirmou o grupo na publicação.