É do Brasil!
Wagner Moura conquista o Globo de Ouro de melhor ator em filme de drama por "O Agente Secreto": "Viva o Brasil e viva a cultura brasileira"
Artista baiano desbancou nomes de peso como Michael B. Jordan, Dwayne Johnson e Oscar Isaac


É a soberania brasileira: pelo segundo ano consecutivo, uma atuação nacional é premiada no Globo de Ouro. Após Fernanda Torres conquistar o troféu de melhor atriz em filme de drama por Ainda Estou Aqui (2024), Wagner Moura voltou ao palco da premiação para receber o prêmio de melhor ator em filme de drama por O Agente Secreto.
— O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta de memória. E eu acredito que se o trauma pode ser passado de geração para geração, os valores também podem. Então, este prêmio vai para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis — disse Moura, em inglês, ao receber o troféu.
Depois, em português, o ator completou:
— Para todo mundo no Brasil assistindo isso agora: viva o Brasil e viva a cultura brasileira.
Para tal, Moura desbancou um time de peso que buscava o mesmo troféu: Joel Edgerton, por Sonhos de Trem; Oscar Isaac, por Frankenstein; Dwayne Johnson, por Coração de Lutador; e Michael B. Jordan, por Pecadores — sendo este último com quem o brasileiro travou a batalha mais acirrada da categoria.
O artista baiano de 49 anos já havia escrito o seu nome na história da premiação por ser o primeiro brasileiro a ser indicado na categoria de ator em filme de drama e, agora, consolida a sua premiada carreira conquistando o troféu. Vale lembrar que Moura tinha sido indicado ao Globo de Ouro de 2016 por sua atuação, mas em série, por viver o narcotraficante Pablo Escobar em Narcos.
Com O Agente Secreto, Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes, em maio de 2025. Além disso, espera-se que o brasileiro figure entre os indicados ao Oscar 2026 — a lista de nomeados será conhecida em 22 de janeiro.