Entretenimento



Horário nobre

Memes e referências a outras novelas divertem o público que acompanha "Três Graças"

Aguinaldo Silva, Virgilio Silva e Zé Dassilva têm colocado várias cenas que fazem a alegria do público

07/02/2026 - 08h00min

Atualizada em: 07/02/2026 - 08h00min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
TV Globo/Reprodução

Novela de Aguinaldo Silva que tem uma vilã e uma escadaria, podem esperar que alguém rolará pelos degraus. A precursora desse tipo de crime foi ela, a inesquecível Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), em Senhora do Destino (2004). Anos depois, em Fina Estampa (2011), foi Tereza Cristina (Christiane Torloni) quem usou o mesmo artifício para se livrar de quem a atormentava. Em Três Graças, Arminda (Grazi Massafera) tem uma bela escada para chamar de sua, e já utilizou a “arma” contra Célio (Otávio Müller) – será que teremos novas vítimas pela frente?

A novela das nove está repleta de referências e homenagens a outros folhetins. Os autores também usam e abusam de cenas que acabaram virando memes. E o público que acompanha a trama se diverte com esses alívios cômicos. Veja alguns deles. 


Musa inspiradora

TV Globo/Reprodução

Nazaré não inspirou apenas a crueldade de Arminda. Joaquim (Marcos Palmeira) batizou sua caminhonete vermelha com o nome da clássica personagem. Até a mocinha Gerluce (Sophie Charlotte) soltou um “gostosa” diante do espelho, lembrando a autoestima da vilã de Senhora do Destino.


Tapa histórico

TV Globo/Reprodução

Sophie Charlotte carrega um trauma – e um meme – de sua carreira na telinha. Em Ti Ti Ti (2010), a pilantra Stéfani mastigava tranquilamente um pedaço de pão quando levou um tapa da tia, Nicole (Elizângela). Em uma sequência de Três Graças, Lígia (Dira Paes) levou a mão ao rosto da filha Gerluce, que rapidamente se esquivou, assustada. Achou que ia levar outro tabefe, Sophie?


Rainha do rebolado

Reprodução

A vilã de Três Graças já mostrou algumas vezes que não perde o jogo de cintura – literalmente. Arminda já fez os passos de Virginia Fonseca, que viralizaram depois de um ensaio da rainha de bateria da Grande Rio, e também incorporou Gretchen, mandando bem na coreografia.


Hater de reality

TV Globo/Reprodução

Arminda critica a tudo e a todos, e nem o Big Brother Brasil escapou de seu veneno. Enquanto Josefa comemorava a estreia do reality, a vilã soltava: 

– Um bando de gente sem futuro que entra nesse programa. Quando sai daí não vira nada. 

Uma alfinetada com gosto de revanche, já que a própria Grazi é ex-BBB – participou da quinta edição – e deve ter ouvido muitas frases desse tipo no início da carreira de atriz.


Vovó noveleira

Instagram/Reprodução

Dona Josefa provou algumas vezes que é fã de teledramaturgia. Ela já comparou Arminda à Viúva Porcina (Regina Duarte), de Roque Santeiro (1985), “aquela que foi sem nunca ter sido”. Em outra sequência, Josefa soltou um “mistéééério”, bordão de dona Milu (Miriam Pires) em Tieta (1989). Aliás, nessa novela, também de Aguinaldo Silva, Arlete Salles viveu Carmosina, filha de dona Milu.


“Senta lá, Claudia”

Reprodução/Reprodução

Quem nunca usou esse meme da Xuxa? Apesar da péssima qualidade da imagem que viralizou nas redes sociais, a impaciência da Rainha dos Baixinhos no início da carreira é compartilhada até hoje. Arminda, que o que tem de cruel tem de piadista, usou o bordão ao se dirigir a Claudia (Lorrana Mousinho), ex-cuidadora de Josefa (Arlete Salles).


Ela tá viva!

TV Globo/Reprodução

“A Morena tá viva!”. A cena de Lucimar comemorando a boa notícia sobre a filha em Salve Jorge (2012) foi recriada por Dira Paes na atual novela das nove. Desta vez, ela exaltou a si própria, pois se sentia bem após tomar os remédios verdadeiros: 

– Lígia Maria das Graças tá viva!


“Cheiro de couro”

TV Globo/Reprodução

Outra fala clássica de Nazaré foi reproduzida duas vezes em Três Graças. Primeiro, foi Lucélia (Daphne Bozaski) quem fez a maldosa insinuação. Depois, Arminda usou a expressão ao contar para Ferette (Murilo Benício) sobre o namoro de Lorena (Alanis Guillen) e Juquinha (Gabriela Medvedovski): "Sinto de longe o cheiro de couro".


Parentesco inusitado

TV Globo/Reprodução

Viviane (Gabriela Loran) pode ser herdeira de outra personagem inesquecível criada por Aguinaldo Silva. A farmacêutica falou, em uma cena de Três Graças

– Como dizia minha vozinha, dona Maria do Carmo: “onde eu fui amarrar minha burra?”

A internet foi à loucura, e pipocaram várias teorias sobre o parentesco de Vivi com a protagonista vivida por Susana Vieira em Senhora do Destino.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias