Fenômeno Nacional
Sorriso Maroto com a cabeça nas nuvens e os pés no chão
Com música em Avenida Brasil, grupo comemora o sucesso
Ai, ai, ai, ai, ai, ai... Assim Você Mata o Papai! Definitivamente, o hit ganhou as ruas de todo o país e está na boca da galera, com o grupo Sorriso Maroto. Tema de Leleco (Marcos Caruso) e Tessália (Débora Nascimento), em Avenida Brasil, a música tem a receita certeira para virar hit: pagode tipo "chiclete", bem-humorado, com exposição direta em horário nobre, na TV Globo, embalando as histórias de personagens de um núcleo forte na história. Os cariocas desembarcam em Porto Alegre no próximo dia 19, no Arena Pop, na Fiergs, para cantar este sucesso e outros do álbum Sorriso 15 Anos - ao Vivo. Bruno Cardoso, vocalista, e Sérgio Jr., vocal e violão, falam sobre o boom do grupo e contam o que os gaúchos vão curtir no show da próxima semana.
Há 15 anos, nascia o grupo
O Sorriso Maroto surgiu em 1997, como uma brincadeira de amigos, no Grajaú, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dali em diante, Bruno Cardoso (vocal), Cris Oliveira (percussão e vocal), Sérgio Jr. (violão e vocal), Vinícius Augusto (teclado e vocal) e Fred (percussão) gravaram nove CDs, quatro DVDs e ganharam o país.
Mesmo com tanto sucesso na fase atual, eles não tiram os pés do chão.
- Somos os mesmos. Mas, agora, muito mais comprometidos com os fãs, com a música - garante Bruno.
Estreia de luxo na telinha
Assim Você Mata o Papai é a estreia de luxo do Sorriso Maroto em trilhas sonoras de novelas.
- A Globo é forte demais. É horário nobre, e o Brasil é noveleiro - afirma Bruno.
Sérgio admite que, a partir da trilha de Avenida Brasil, tudo mudou para o grupo:
- Já tivemos várias músicas tocando em rádio, mas nunca como agora.
Pagodeiros e noveleiros de mão-cheia
E os guris do Sorriso contam que são fãs de Avenida Brasil.
- Somos noveleiros! Sempre que podemos, assistimos. Gostamos muito do Leleco, mas o Darkson (José Loreto) é guerreiro, está apaixonado. É que a Tessália mata o papai (risos)! - diverte-se Bruno.
A entrada na trilha da trama aproximou o grupo dos atores.
- O Marcos Caruso nos contou que, aonde vai, gritam: "Assim você mata o papai!!!"- gaba-se Sérgio.
De onde veio o hit que acabou na novela
Composta em outubro de 2011 por Nicco Andrade, parceiro do grupo, Assim Você Mata o Papai entrou na trilha de Avenida Brasil por acaso.
- O pessoal da Som Livre nos ligou, disse que teria samba na trilha e perguntou o que nós tínhamos deste gênero. A única que tínhamos era essa, e eles gostaram. Ficamos sem acreditar! Inicialmente, nos falaram que seria tema do Iran (Bruno Gissoni), mas acabou sendo do Leleco e da Tessália. Estamos aproveitando muito este momento! - conta Sérgio.
Segunda casa
O álbum Sorriso 15 Anos - ao Vivo foi gravado em março, no Rio, em um show para cerca de 80 mil pessoas. O CD (R$ 16, preço médio) traz 14 faixas, e o DVD (cerca de R$ 26), 25 hits como a consagrada Coração Deserto e novas como Se Eu te Pego, te Envergo.
Conta com participações especiais de Jammil e Uma Noites, Trio Ternura, Revelação, MC Sapão, Coral Resgate e Gusttavo Lima. No show de Porto Alegre, no Arena Pop, um repertório como este é garantia de sucesso.
- O show é todo baseado no DVD. Consideramos Porto Alegre a nossa segunda casa. A galera daí é muito especial, canta junto todas as músicas. Isso nos dá mais motivação - afirma Bruno.
Até o Grêmio entrou na jogada
Sérgio faz questão de esclarecer o tititi que circulou em algumas reportagens sobre a origem da música. Segundo matérias na internet, Assim Você Mata o Papai teria sido composta quando o Flamengo perdeu o título da Copa do Brasil para o Grêmio, em 1997. Mas tudo não passou de uma grande confusão:
- A música foi composta em 2011! O Bruno foi entrevistado algumas vezes sobre o trauma que teve como flamenguista e pode ter usado a definição "Assim Você Mata o Papai". Eu dou risada, sou Fluminense!