Na telinha
Salve Jorge chega para falar de luta pelo amor e pela sobrevivência
A autora, Glória Perez, trata de um assunto forte, o tráfico humano
A partir de segunda-feira, o Brasil vai invocar a proteção de São Jorge para embarcar em uma batalha contra os dragões da vida real. Substituta de Avenida Brasil, Salve Jorge chega para falar de luta: pelo amor, pela felicidade, pela sobrevivência.
A autora, Glória Perez, trata de um assunto forte, o tráfico humano, e enaltece o amor que nasce nas condições mais adversas. É assim com Morena (Nanda Costa) e Theo (Rodrigo Lombardi) e com Bianca (Cleo Pires) e Zyah (Domingos Montagner).
Como pano de fundo, a Turquia, terra do santo guerreiro, e o Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, pacificado há dois anos. Durante a apresentação da novela, na sede da TV Globo, na Cidade Maravilhosa, Retratos da Fama conversou com o elenco que vai movimentar esta história e situa você dentro dos dois universos que serão retratados.
Amor guerreiro
Morena mora no Complexo do Alemão com a mãe, Lucimar (Dira Paes), e com o filho, Junior (Luis Felipe Lima), que teve com 14 anos e cria sozinha. A pacificação da favela traz mais do que paz e segurança para esta guerreira. Durante a ocupação da região pelo Exército, ela conhece Theo, o chefe da cavalaria, com quem viverá um grande amor. Mas eles terão de enfrentar muitos dragões para que esta história vingue.
- Ela tem muita personalidade. Ele fala: "Quero te bancar". E ela responde: "Não! Não nasci pra ser encosto na vida de ninguém". É batalhadora, cheia de sonhos e, quando acha que encontrou a grande oportunidade da sua vida, cai na rede do tráfico - explica Nanda.
- Theo encontra o amor da vida dele, mas, depois que ela é traficada, ele precisa reconquistar este amor - diz Rodrigo, que revela o que o público verá logo nas primeiras cenas da novela:
- Eu vou participar da invasão do Complexo, e a equipe da novela vai editar com cenas reais, inclusive fincando a bandeira do Brasil. É demais!
Casal foi a fundo na preparação
Para mergulhar no universo da protagonista, Nanda foi fundo:
- Li muitos livros e vi bastante documentários sobre o tema. Também conversei com um pai que teve a filha traficada e com uma menina que passou por isto. É muito triste, dá muita raiva, e isto vai contribuir para contarmos esta história de uma forma verdadeira. Queremos alertar as meninas para não caírem neste golpe.
Com Rodrigo, não foi diferente:
- Passamos uma semana na Academia Militar das Agulhas Negras, no Interior do Rio.
Vivemos um BBB militar durante as gravações. Cada cena tem um militar acompanhando, é bastante seguro. Estamos fazendo da melhor forma possível.
Paixão transformadora
Um dos grandes pilares românticos de Salve Jorge será a paixão arrebatadora que acomete a brasileira Bianca (Cleo Pires) e o turco Zyah (Domingos Montagner).
- Bianca começa urbana, cosmopolita, autêntica, autônoma e vai pra Turquia com o namorado (Stenio, interpretado por Alexandre Nero). Lá, ela conhece um lugar que a arrebata e muda todos os seus valores. Apaixona-se por um turco que vive de uma forma completamente diferente da dela. A Bianca fica completamente tomada por isso e se transforma - detalha Cleo.
Mas não será fácil para o casal assumir esta paixão com o abismo cultural que os separa.
- O grande conflito do Zyah é o fato de ele ser turco, pertencer a um lugar onde os costumes estão mais arraigados e ter uma família que não admite o envolvimento dele com alguém de fora - diz Domingos.
Vilãs em trajes de luxo
É de Claudia Raia a tarefa de dar vida à grande vilã da novela das nove: a traficante de mulheres Lívia. Forte, rica, sofisticada, simpática e acima de qualquer suspeita, ela comanda a máfia de prostituição internacional.
Com mais de 90 estabelecimentos no mundo inteiro, ela escraviza mulheres, com a ajuda de Wanda (Totia Meirelles), que aborda as vítimas, e de Irina (Vera Fischer), que coordena as casas noturnas que ela mantém.
Ela prende, ele solta
Stenio e Heloísa (Giovanna Antonelli) são divorciados, mas vivem às voltas um com o outro. Ele é advogado, ela, delegada. Ela prende, ele solta. Para os amigos, uma chama ainda queima ali.
- O Stenio é muito vaidoso, não quer envelhecer, quer estar sempre bonitão. Ele se apaixona pela Bianca, namora com ela, mas logo leva um toco, é trocado pelo Zyah (risos)! E ele sempre volta pra chorar as mágoas nos ouvidos da ex - adianta Alexandre.
Enquanto isso, Heloísa terá papel fundamental na investigação do tráfico.
- Estive com algumas delegadas para me preparar. A Helô vai mostrar uma outra visão das delegadas, que também são femininas, vaidosas e, ao mesmo tempo, delegam funções. Essa é uma vitória muito grande para as mulheres - diz Giovanna.
Pedras no sapato
Antes de conhecer Morena, Theo namora a tenente e veterinária Érica (Flávia Alessandra). Mas quando ele põe um ponto final neste relacionamento, os dois vivem a maior saia justa:
- Ela não aceita bem o fim do relacionamento, mas é uma pessoa bacana. O grande conflito interno da Érica é a questão da hierarquia entre eles. Ela tem que prestar continência pra ele, e isto fica entalado na garganta dela (risos)! Mas eles vão ir e voltar muitas vezes durante a novela - conta Flávia.
Um vilão sedutor que não mede esforços para atrapalhar o mocinho
Ao contrário de Érica, o capitão Élcio (Murilo Rosa), movido pela inveja e pela ambição, fará de tudo para prejudicar Theo, seu principal desafeto no Exército.
- Ele é um vilão que escolheu o lado negro da força (risos). Um cara cheio de atitude, preparado, sedutor, simpático, mas que vai aprontar todas. Ele quer o posto e o prestígio do Theo - diz Murilo.
Vidas roubadas
O tráfico de mulheres é a grande campanha social de Salve Jorge. Entre as muitas meninas que, iludidas com o sonho de uma carreira de sucesso no Exterior, serão traficadas e obrigadas a se prostituírem na Turquia, estão Rosângela (Paloma Bernardi) e Jéssica (Carolina Dieckmann), vítimas com destinos diferentes.
- Saio esgotada das gravações. Tenho que segurar a emoção às vezes, para não chorar no meio de uma cena. Essas meninas ficam trancadas e são obrigadas a ligar para as suas famílias para dizer que está tudo bem com uma arma na cabeça - explica Carol, cuja personagem morrerá ao tentar fugir de um bordel.
O maior desafio da carreira até agora!
Já Paloma tem certeza de que está encarando o maior desafio da sua carreira:
- Fui a prostíbulos, conversei com prostitutas, com mulheres que conseguiram se salvar, com famílias que perderam suas filhas... Para tentar sobreviver neste universo, Rosângela vai se aliar aos traficantes.
Complexo do Alemão
- Conjunto de 13 favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro.
- Durante muitos anos, sua área foi considerada uma das mais violentas da cidade, controlada pelo tráfico de drogas. Porém, há dois anos, a região foi pacificada pelo Estado, com o auxílio do Exército.
- A favela cenográfica do Projac (estúdios da TV Globo, no Rio) tem
1,8 mil metros quadrados de extensão.
- Foram construídas 14 grandes edificações que representam casas e estabelecimentos comerciais.
- Ruas estreitas, fios, escadas externas, caixas-d'água e lajes representam com fidelidade a realidade local.
Turquia
- É um país localizado entre a Ásia e a Europa, próximo à Grécia e banhado pelo Mar Mediterrâneo.
- Tem como capital Istambul.
- A Istambul do Projac tem
5,3 mil metros quadrados
de área construída.
- O destaque é a versão cenográfica do Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos bazares do mundo.
- A Capadócia é uma região da Turquia famosa pelo céu repleto de balões coloridos e por suas formações geológicas que lembram o terreno lunar.
- A Capadócia da ficção tem extensão de 5 mil metros quadrados, que se dividem em áreas rural e turística.
* A repórter viajou ao Rio de Janeiro a convite da TV Globo.