Olá



Multimídia

É o Youtube nosso de cada dia!

24/03/2013 - 14h01min

Atualizada em: 24/03/2013 - 14h01min


Até o Guri de Uruguaiana se rendeu ao Youtube

Em 1983, Michael Jackson deixou cerca de 50 milhões de norte-americanos extasiados na frente da televisão, ao surpreender com um dos maiores momentos da música mundial: um passo criado por ele, em que parecia flutuar no palco! Batizada de moonwalk, a dança virou marca registrada do Rei do Pop.

No mesmo ano, no Galpão Crioulo, outro Rei, o dos Trovadores, Gildo de Freitas, teria a sua única imagem registrada na televisão. Foi ao lado de Nico Fagundes, cantando Eu Reconheço Que Sou Um Grosso, um clássico!

Dois fatos inesquecíveis que, hoje, só podem ser encontrados em um canal: no youtube (www.youtube.com). Além de ser um baú de memórias com shows, clipes, filmes na íntegra e momentos importantes da história, o site vem transformando-se em uma tevê para toda hora.

O público assiste ali à novela e ao seriado que perdeu quando foi ao ar. E ainda funciona como ferramenta para divulgar um trabalho de forma instantânea, para o mundo todo ver e ouvir.

Na semana em que o youtube anunciou ter atingido 1 bilhão de visitas mensais, saiba como famosos usam este canhão de comunicação, conheça a história do site e revire o baú de memórias ao alcance de um clique!

Exclusivo em linha direta

Mestre na arte de usar o site para divulgar os seus clipes impagáveis, Jair Kobe, o criador do Guri de Uruguaiana, deixa a modéstia de lado ao falar sobre o trabalho que faz no site.

- Não vejo ninguém fazendo clipes e divulgando no youtube com a velocidade que eu faço e divulgo! Eu gravo clipes exclusivamente para o youtube, que é um baita atalho. Tudo que tu "produz" é independente e vai direto para o público, te dá uma autonomia. Eu tenho uma sacada, crio e coloco no ar, não preciso ver se a gravadora aprova ou não - explica Jair.

Ligado que só ele, o Guri lançou oficialmente na semana passada o clipe do GuriNaldo, Amor de Chocolatchê, uma paródia ao hit Amor do Chocolate, do funkeiro Naldo, gravado no Rio de Janeiro. E aguardem porque a máquina não para!
- Gravamos Hotel California, do Eagles, com a banda Estado das Coisas. E vem aí um clipe com a Vanessa, da dupla com Claus - adianta Jair.

Na soma, os clipes do Guri, nos quais  faz paródias em diferentes ritmos do Canto Alegretense, já somam 12 milhões de acessos. O mais recente, com GuriNaldo, já ultrapassou as 300 mil visualizações.

Moderno e histórico

Gaudérios de todas as querências têm no youtube a oportunidade de relembrar grandes nomes do nativismo que já se foram e apresentá-los às novas gerações. Ernesto Fagundes é um dos entusiastas.

- Trata-se de um canal moderno, que, ao mesmo tempo, resgata a memória da nossa música. Torna-se importante, também, no lançamento de trabalhos. Antes de apresentar um CD ou clipe, a minha equipe faz a filmagem e já posta no youtube - explica ele.

O tradicionalista lembra de grandes momentos da música gaúcha que hoje podem ser encontrados somente no site. Como quando Gildo de Freitas foi ao Galpão Crioulo, em 1983, a única imagem do Rei dos Trovadores na tevê!

- O Gildo estava hospitalizado, doente, mas disse que, no programa do tio Nico, ele iria. O tio era advogado dele - revela o nativista, que destaca outros marcos registrados no site, como um show dele com César Passarinho, em 1995, em Uruguaiana:

- E ainda um com o grande José Cláudio Machado, em 1998. Ele cantando, e eu tocando o meu bombo leguero!

Baú de raridades da tevê

Jornalista especializado em novelas, criador do site Teledramaturgia
(www.teledramaturgia.com.br) e autor do Almanaque da Telenovela Brasileira, Nilson Xavier acompanha desde a década de 1990 o resgate da memória da televisão brasileira.

- No início, as pessoas trocavam fitas que haviam gravado anos antes em seus videocassetes, era um verdadeiro mercado negro. Com o advento do youtube, em 2005, estas gravações começaram a ser colocadas na rede. Proliferou de maneira tão intensa, que, hoje em dia, se encontra de tudo lá - comenta Nilson.

No youtube, é possível encontrar, por exemplo, cenas da primeira versão de Guerra Dos Sexos (1983), e as novelas Tieta (1989) e Vamp (1991) na íntegra, em excelente qualidade. Raridades da TV Tupi e da TV Bandeirantes também estão na rede, além, é claro, de poder acompanhar os capítulos de novelas atuais que você perdeu.
- É uma excelente ferramenta, tanto para preservar a memória da tevê quanto para acompanhar programas atuais - salienta.

Em 2007, o site fechou uma parceria com a TV Globo para exibir vídeos da emissora. Atualmente, é possível assistir a capítulos completos da atual temporada de Malhação e a novelas antigas na íntegra, como Tieta.

Mesmo com a vigilância das emissoras, seguidamente, estão lá capítulos completos de novelas que estão no ar. Às vezes, eles são rapidamente retirados.

Como surgiu o fenômeno na internet

- O site foi criado em 2005, pelos norte-americanos Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. A partir de pequenos vídeos caseiros, foi agregando conteúdos profissionais, programas de televisão completos e filmes.

- Em 2006, o google (www.google.com.br) comprou o youtube por US$ 1,65 bilhão (cerca de R$ 3,3 bilhões). O site permite que os seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital e tem a sua sede em San Bruno, na Califórnia, nos Estados Unidos.

- Em 2005, foi imposto um limite de cinco minutos, no máximo, por vídeo. E, em 2010, passou para 15 minutos.
- Neste ano, o youtube atingiu 1 bilhão de visitas mensais, conforme o google.
- O crescimento do site no mundo também reflete o aumento de lares com acesso à internet no país. Segundo o Ibope, entre agosto de 2011 e agosto de 2012, 70,9 milhões de brasileiros acessaram a rede em casa ou no trabalho.

Mil e uma utilidades

Para Alice Bastos Neves, apresentadora do Globo Esporte, o youtube é uma ferramenta de mil e uma utilidades. Serve como termômetro, uma vez que muitos vídeos que surgem no site acabam originando reportagens na tevê, como canal de comunicação com o torcedor, que adora produzir materiais que podem entrar no programa, e para auxiliar na preparação das matérias.

- Muitas vezes, a gente discute o lance de alguma partida e pesquisa no youtube para dar uma conferida, pela rapidez com que se localizam as imagens - explica a bela morena.

Fora do trabalho, Alice gosta de ver no youtube aqueles vídeos curiosos que todo mundo comenta, assim que caem na internet. O mais recente que a jornalista lembra de ter visto é o que mostra os erros na abertura do Jornal Nacional, na edição da segunda-feira passada.
- Sorte que nenhum erro meu foi parar na rede! - brinca Alice.

Preciosidades que estão lá

- Em plena ditadura militar, em 1966, Jair Rodrigues no Festival da Record cantando Disparada, do militante esquerdista e engajado contra a ditadura Geraldo Vandré.
- Os três quase gols mais famosos de Pelé na Copa de 1970, no México: a tentativa de gol do meio-campo contra a Tchecoslováquia, o chute de primeira na reposição do goleiro Mazurkiewicz, contra o Uruguai, e o drible da vaca sobre o mesmo goleiro uruguaio.
- Gildo de Freitas cantando Eu  Reconheço Que Sou Um Grosso, durante o Galpão Crioulo, em 1983.
- Também em 1983, Michael Jackson, pela primeira vez, apresenta o moonwalk, nos Estados Unidos.

O mundo  acessa!

- São mais de 4 bilhões de horas de vídeo assistidas a cada mês.
- Metade das pessoas que usam internet no mundo acessa o youtube.
- 70% do tráfego do site vem de fora dos Estados Unidos.
- O youtube está localizado em
53 países e abrange 61 línguas.
- Carrega, em média, 72 horas de vídeo a cada minuto.
- Certos usuários, porém, contam com o privilégio de postar vídeos sem nenhum limite de tempo. O benefício é estendido a empresas de comunicação, a canais como o Vevo (dentro do youtube), especializados em clipes e em shows, e aos usuários que conseguem um público cativo e expressivo em suas produções.
- No ano passado, o vídeo mais acessado do mundo foi o clipe Gangnam Style, do sul-coreano Psy, com quase 1,5 bilhão de visualizações.
- No Brasil, o vídeo mais assistido em 2012 foi Camaro Amarelo, da dupla Munhoz & Mariano, com mais de 42,6 milhões de acessos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias