Retratos da Fama
Baixou a temperatura? Eleve sua autoestima!
No inverno, é bom curtir o que a estação tem de melhor, mas sem descuidar da beleza

Com a chegada do friozinho, dá uma vontade de ficar em casa, de comer coisinhas gostosas, de tirar aquela soneca embaixo do edredom... Mas não dá para descuidar da beleza, mulherada!
A água quente e o vento gelado ressecam a pele, e quem deixar a preguiça vencer vai sentir os efeitos lá adiante, quando for a hora de expor mais o corpo, no verão. Conversamos com cinco bonitas, da tevê e da música, que dão as suas dicas de cuidados para os meses mais frios do ano. E entramos a fundo no assunto trazendo informações da equipe de profissionais da Natura.
Cabelos e pele de rainha
Rainha do Carnaval de Porto Alegre, Thamy Souza, 28 anos, não descuida de nenhum detalhe no frio, principalmente do cabelo:
- Uso xampu e condicionador todo dia. Também aplico creme sem enxágue e um óleo hidratante. Cacho é cacho! Cabelo crespo é bonito, mas dá um trabalho...
No rosto, a bonitona lança mão de um hidratante com filtro solar. E das formas, sempre expostas aos olhos de todos pelo posto que ocupa no Carnaval, ela nunca descuida!
- Passo hidratante no corpo inteiro. Se não me cuido no inverno, não chego 100% no verão - explica Thamy.
É fundamental caprichar na hidratação dos fios e tentar amenizar os danos causados pelo inverno. Uma boa dica é só molhar o cabelo na hora de passar e retirar o xampu e o condicionador, evitando assim ficar muito tempo debaixo da água quente.
Para quem usa secador, chapinha ou babyliss, a dica é usar fluido pré-escova ou prolongador de cachos para proteger os fios. Hidrate o cabelo em casa com máscaras de hidratação reparadora, daquelas que agem durante três minutos.
Filtro solar sempre
Para Shana Müller, 33 anos, apresentadora do Galpão Crioulo e cantora, os cuidados com a beleza independem da estação, mas algumas atitudes acentuam-se nas baixas temperaturas. A hidratação para a pele do corpo, que tende a ficar mais ressecada, é fundamental.
Para o rosto, Shana opta por hidratantes em gel, já que tem a pele oleosa. Uma das dicas da bela para a mulherada é não abrir mão do protetor solar.
- No inverno, apesar do frio, o sol continua lá! Como eu tenho pele com tendência a manchas, não deixo de usá-lo - dá o exemplo.
Proteger a pele dos raios solares é um cuidado que se deve ter o ano inteiro, não só no verão. A exposição solar sem proteção traz riscos a curto, médio e longo prazos, que vão desde queimaduras solares, aparência ressecada e manchas até fotoenvelhecimento e câncer de pele. Por isso, no inverno, vale investir em produtos para o rosto, a área mais exposta ao sol, que tenham em sua fórmula protetores solares.
Rosto limpinho é tudo de bom!
Gabriella Bordasch, 27 anos, da previsão do tempo da RBS TV, não descuida da sua aparência. Como ex-modelo, a também apresentadora do Carros e Motos, da TVCOM, sabe a importância de alguns rituais.
- Sempre tiro a maquiagem quando chego em casa, com um sabonete líquido. Quando fiz 25 anos, comecei a usar um antirrugas antes de dormir. De manhã, lavo o rosto de novo com sabonete líquido e passo protetor solar fator 30, recomendado pela dermatologista - explica a bela.
Para o corpo, Gabi não abre mão do hidratante bem perfumado e, para o cabelo, aposta em uma hidratação mensal.
Limpar bem o rosto e tirar toda a maquiagem são etapas importantes para que a hidratação, principalmente no outono e no inverno, seja mais eficiente. A limpeza deve ser feita com sabonete específico para o tipo de pele e para a região do rosto.
O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Após, deve ser usado o tonificante, aplicado com algodão, sem necessidade de enxaguar. Uma ou duas vezes por semana, quem tem pele mista ou oleosa pode usar um esfoliante.
Hidratada e sem rugas
Cuidadosa, mas sem frescuras. Assim Tati Portella, 31 anos, vocalista da banda Chimarruts, classifica o seu estilo, quando se trata de beleza. Nesta época do ano, a cantora alto-astral abusa dos cremes antirrugas para o rosto, e, no corpo, usa um hidratante para pele negra com manteiga de cacau, com maior poder de hidratação.
- Como o meu cabelo resseca pra caramba, uso muito silicone nas pontas. E nunca abro mão dos antirrugas, pois me inspiro na minha mãe, Ivete, que sempre usou estes produtos e tem a pele ótima - conta Tati.
A pele do rosto necessita de cuidados específicos em cada fase da vida. A atenção deve ser redobrada, devido ao frio rigoroso. Também vale lembrar que, com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento, as células respondem menos aos estímulos, e as camadas da pele ficam estruturalmente danificadas.
A pele fica mais desidratada, frágil e sensível, com tendência a rugas e à flacidez. Daí a importância do uso dos cremes antissinais, sempre de acordo com a faixa etária e com o estado da pele, para recuperar o seu viço. O melhor momento para aplicar os produtos é após o banho quente.
Época de usar óleo
Se tem um assunto que Vanessa, da dupla com Claus, adora conversar, é sobre beleza. A cantora não abre mão de perfumes, maquiagens, creminhos e afins. Para o inverno, ela costuma trocar os hidratantes perfumados pelos óleos. E faz questão que eles sejam de origem vegetal, não mineral, por trazerem maiores benefícios para a pele.
- Recomendo muito usar óleo no banho! A pele fica cheirosa e bem hidratada - ensina Vanessa, 33 anos.
Os óleos são uma ótima alternativa quando bate aquela preguiça de sair do banho quentinho e passar hidratante. O óleo, de acordo com a gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura, Roberta Roesler, hidrata formando uma espécie de filme, que impede a perda de água da pele para o ambiente, mas sem entupir os poros. Substitui o hidratante e deve ser usado em todo o corpo, menos no rosto.