Amor à Vida
Setentona com pique para roubar a cena!
Com a autoestima em alta, planejando casar-se e lançar a sua biografia ainda neste ano, Susana Vieira fala sobre carreira e amores
Com 70 anos de idade e 53 de carreira, Susana Vieira ainda tem pique de sobra para roubar a cena, seja na novela Amor à Vida, como Pilar, ou nas espirituosas entrevistas que costuma conceder. Com a autoestima em alta, planejando casar-se e lançar a sua biografia ainda neste ano, a atriz fala sobre carreira, sobre amores e sobre a dobradinha com Antonio Fagundes, o César da novela das nove.
Um pilar da telenovela brasileira
Doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-americana e membro da Academia de Artes e Ciências da Televisão de Nova York, Mauro Alencar prepara a biografia de Susana Vieira, que deve ser lançada até o final do ano. Fazendo um trocadilho com o nome da personagem em Amor à Vida, Mauro afirma que Susana é um dos pilares da moderna telenovela brasileira:
- A imensa ligação afetiva e social que o público passou a ter com as histórias contadas em capítulos diários, a partir do início da década de 1970, ancora-se no talento de profissionais como Susana, uma das principais atrizes desde processo, com trabalhos que mesclam, na dose exata, o drama, o humor e, não raro, a crítica social.
Entre os grandes papéis de Susana, o pesquisador ressalta a babá Nice, de Anjo Mau (1976), Gilda, de Partido Alto (1984), Branca, de Por Amor (1997), e a Maria do Carmo, de Senhora do Destino (2004).
De volta ao reduto
Foram cinco anos longe das novelas, desde a Branca, de Duas Caras (2007). Mas, segundo Susana, a ausência não atrapalhou em nada a sua popularidade.
- Não pedi essas férias das novelas. Não preciso descansar imagem nenhuma. Amo trabalhar, amo ir ao Projac (os estúdios da TV Globo, no Rio). Gosto de ter apenas um dia de folga na semana, o domingo. No restante dos dias, quero gravar - conta Susana, que, nesse período, fez as séries Cinquentinha (2009) e Lara Com Z (2001), além de teatro.
Sem falsa humildade, a atriz fala sobre o seu relacionamento com fãs e com os telespectadores:
- Sei que o público me ama. Não sou popular porque quero. Sou comunicativa. Falo com bebê, idoso, jovem... Nem parece que fiquei tanto tempo longe das novelas, sabe?
Acho que ninguém percebeu, porque não sumo, sou contratada da Globo há 44 anos. E a emissora está investindo em caras novas para os personagens principais. Isso é ótimo, o elenco fixo tem mesmo que ser renovado.
Com o coração ocupado
Com o mágico e ator Sandro Pedroso, 29 anos, desde março de 2009, Susana vive, mais uma vez, a emoção de ser noiva. Ela não revela a data do casório, mas avisa que será logo e dá detalhes sobre o vestido para o grande dia:
- Meu vestido vai ser estilo gostosa. Estou super me achando bonitinha. Talvez, a saia seja um pouco mais curta do que da última vez em que me casei (em setembro de 2006, com o policial Marcelo Silva, já falecido), em que não tive muita sorte.
Susana, que também foi casada com o diretor Régis Cardoso e com o empresário Carson Gardeazabal, é só elogios ao noivo.
- O Sandro é uma pessoa muito discreta. A mídia não tem nada para falar da gente. É mesmo um companheiro fantástico - afirma.
Química que sempre rende
O luxo de ter Antonio Fagundes e Susana Vieira juntos em cena aconteceu pela última vez há seis anos, em Duas Caras. O jejum acabou com a estreia de Amor à Vida, na qual eles são César e Pilar, marido e mulher. A dupla está animada!
- Susana é sempre divertida, a gente ri muito, por isso, é sempre gostoso gravar com ela - afirma o veterano.
A atriz devolve o carinho:
- Fagundes é um grande amigo, sempre muito querido e carinhoso.
Quem lembra do histórico dos atores juntos deve achar que os dois, enfim, se encontraram no amor. Afinal, em Duas Caras, na pele de Juvenal Antena e Branca, a dupla teve um flerte, só que ele terminou com Alzira (Flávia Alessandra). Em Por Amor (1997), Atílio e Branca (o nome era o mesmo) tiveram um filho, mas o bonitão só queria saber de Helena (Regina Duarte).
O casamento não será um conto de fadas em Amor à Vida
Mas, apesar de casados, em Amor à Vida, a relação não será cor-de-rosa: César terá uma amante, a secretária Aline (Vanessa Giácomo). Difícil não pensar que a sina da dupla é viver um amor tumultuado.
- E acho que é assim mesmo. Se der sempre certo, não dá uma novela. Tem que haver um rolo qualquer - brinca o ator, que duvida de que a traição seja inédita na vida do personagem:
- Acho que não é a primeira vez que César fez isso nem será a última. Parece que ele é um rapaz voltado para este tipo de experiência (risos).
Já a atriz minimiza as puladas de cerca do seu marido na trama.
- É um casamento ótimo, eles são muito carinhosos entre eles. A amante deve ser por causa da fase do lobo! - acredita ela.
Fagundes atribui a liga com Susana ao humor que os dois têm em comum:
- Cria-se uma empatia com o público, que percebe que está rolando uma boa relação.
Acredito em química, e acho que temos, sim.
Já Susana chama a atenção para a cumplicidade com o parceiro e conta que já está acostumada com o assédio feminino em torno de Fagundes:
- O que tem de mulher na rua me parando e suspirando porque sou casada com ele na novela (risos)...
História barra-pesada
Susana Vieira conheceu o policial militar Marcelo Silva, 28 anos mais novo do que ela no Carnaval de 2006 e, em setembro, já estava casada com ele, com direito a véu e grinalda. Porém, a relação não foi das mais tranquilas.
Três meses após o casório, enquanto Susana viajava pelo Nordeste em turnê, Marcelo foi detido em flagrante no Rio, após depredar a suíte de um motel e agredir a mulher que o acompanhava. A atriz perdoou o marido.
Mas o pior ainda estava por vir: em novembro de 2008, Susana separou-se de Marcelo após receber uma ligação da amante dele, uma estudante de
24 anos. A atriz descobriu que o marido havia desviado dinheiro e roubado joias suas. Pouco depois, em dezembro, Marcelo foi encontrado morto por overdose de cocaína.
Ligada à família
Susana tem apenas um filho, o DJ e produtor musical Rodrigo Vieira, 47 anos, e é bem apegada a ele. Seus xodós são os netos, Rafael, 15 anos, e Bruno, 14 anos, que moram em Miami, nos Estados Unidos. A família costuma unir-se para passeios e viagens, e Susana não deixa a gurizada para trás na empolgação.
Infância internacional e começo como bailarina
Filha de diplomatas, Susana nasceu em São Paulo, mas, por conta da profissão dos pais, passou a infância entre Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Os estudos de balé na Argentina acabaram levando-a a participar como dançarina de programas da extinta TV Tupi, em São Paulo, no início da década de 1960.
O convite para atuar partiu do diretor Cassiano Gabus Mendes, falecido em 1993. Foi na emissora que estreou em sua primeira novela, A Noite Eterna (1963).
Logo depois, teve uma importante passagem pela extinta TV Excelsior, em que viveu a sua primeira protagonista, a personagem-título da novela A Pequena Karen (1966). O contrato com a TV Globo foi assinado em 1970 e perdura até hoje!