Copa 2014 - Liga dos Fanáticos



Paixão Tricolor

Coluna do Cacalo: Entrega uruguaia é comovente

Leia a íntegra da coluna do Cacalo no Diário Gaúcho

25/06/2014 - 08h01min

Atualizada em: 25/06/2014 - 08h01min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail
Luis Suarez

Enquanto fui dirigente de futebol, sempre privilegiei a conquista de títulos em detrimento de eventuais resultados aleatórios ou circunstanciais. Felizmente, naquela época, meu time do coração obteve incontáveis conquistas. A partir de um determinado momento, tais conquistas foram acrescidas de jogos verdadeiramente épicos.

<A title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais href="http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais"><FONT title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais size=3 face="Times New Roman"><SPAN style="FONT-FAMILY: 'Times New Roman'; FONT-SIZE: 12pt" title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais>Confira a tabela completa do Mundial<BR title=http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/tabelas/tabela-copa-do-mundo-2014-298.html/?utm_source=materia&utm_medium=materia&utm_campaign=linkleiamais>Leia todas as notícias sobre Copa 2014

Estes quase se equipararam ou superaram algumas daquelas conquistas. Exerço esse raciocínio para tentar dizer, sem que isso pareça uma lógica do absurdo ou exagero surreal, que as duas vitórias do Uruguai, nessa Copa do Mundo, por tudo aquilo que representam, são tanto ou mais importantes do que a própria conquista do título.

Obter este título num jogo de fácil, 4 x 0 por exemplo, talvez não traga ao coração e à alma dos torcedores da Celeste Olímpica a mesma emoção dessas duas partidas. Rendo-me à força da camisa uruguaia.

Força de vontade

Penso que a equipe do vizinho país, salvo alguns jogadores brilhantes, é de nível médio. No entanto, é comovente o amor à camisa, a entrega aos valores de sua pátria e a capacidade de irresignação do time uruguaio.

Sou brasileiro, gaúcho e gremista, com muito orgulho e amor, mas tenho que reconhecer, por idealismo, por autenticidade e inesgotável força de vontade, a emoção que a Celeste Olímpica leva a seus torcedores. E, se pudesse eu, fazer um pedido à Fifa, mesmo sendo politicamente incorreto, diria: não punam Luisito Suárez. Não privem o mundo desse extraordinário centroavante.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias