Brasileirão
Cacalo: Regularidade


As últimas partidas tem demonstrado, e fiz essa ressalva na coluna de ontem, que o atual time tricolor tem tudo para se firmar no Brasileirão, com vitórias, boas atuações e, principalmente, regularidade nestas boas atuações. Esse parece ser o perfil do atual time gremista.
Talvez seja o reflexo de seu técnico, que imprime a seus comandados um ritmo de trabalho com ausência de altos e baixos, procurando sempre manter um determinado nível de produção. Ele evita queda neste ritmo, mas também tem dificuldade para chegar a um limite de esforço e doação próprios das decisões, como são os jogos de mata-mata.
Luxemburgo
Se o Grêmio perdeu as decisões que jogou até agora, contra Caxias, Inter e Palmeiras, atuando sob pressão, tendo exigência máxima de competitividade, por outro lado, o que qualifica o time para ser um dos primeiros do Brasileirão, onde inexiste a decisão propriamente dita, a constância e a regularidade podem levar a equipe até a disputar o título. Ou pelo menos garantir vaga na Libertadores.
Talvez esse seja o perfil de Vanderlei Luxemburgo, preparado para tiros longos, como é o caso deste Brasileirão. Por óbvio, há que se ter um time de futebol qualificado, premissa básica em qualquer das circunstâncias.