Recuo exagerado
Cacalo: a cara do Grêmio
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

Talvez o time tenha exagerado um pouco ao recuar no segundo tempo, especialmente a partir da metade dessa etapa. Mas há que se considerar que o Botafogo apertou, e a equipe tricolor obrigou-se a se defender. E o fez com brilhantismo. A partir da inversão de Souza e Fernando, os zagueiros estão jogando mais protegidos. Com o recuo, com todos ajudando a marcar, sobressaiu a defesa gremista.
Marcelo Moreno cumpriu seu papel e, até cansar e deixar o campo, Zé Roberto foi o melhor jogador, seguido por Souza e por Marcelo Grohe, esse mais uma vez mostrando sua imensa condição de grande goleiro.
Vanderlei Luxemburgo foi inteligente, recuou e marcou quando tinha que recuar e marcar. Os atletas foram valentes, correram por todos os setores do campo e terminaram a partida extenuados. Voltaram a demonstrar aquela velha raça tricolor. A única preocupação que fiquei foi com as saídas de Elano, desta vez, mais tático e discreto, e Zé Roberto, que talvez não tivessem suportado o ritmo alucinante do jogo.
Desta forma, com garra, qualidade técnica superior de alguns, vontade de todos e dedicação total, também se ganha jogo e campeonato. E os atletas tricolores foram bravos em todos os sentidos. O Grêmio permanece no G4, enfileira três vitórias seguidas, sendo duas fora de casa, e abrem-se, cada vez mais, excelentes perspectivas. Numa vitória como essa, lembro como é bom ser gremista, pois sempre é diferente.