Perfil
Cacalo: Identidade gremista


Quero retomar o assunto tratado na coluna de ontem e tentar entender, e fazer entender, o perfil dos atletas gremistas e as razões por que, em determinadas partidas, alguns deles falam em falta de atitude, quando, a meu juízo não é exatamente isso que acontece.
Falar em falta de atitude pode nos levar a crer que alguns jogadores não estão dando o máximo que deveriam. Mas penso que não é esse simplesmente o motivo. Acredito no profissionalismo dos atleta, na vontade de vencer.
Mas alguns, por características, índole e temperamento, não podem jogar como querem aqueles companheiros que têm características diferentes.
Grandeza do clube
Alguns são jogadores leves, de toques laterais. Muitos deles são de qualidade, mas deixam de lado aquele esforço supremo da explosão na disputa da bola, que, às vezes é necessário. Historicamente, desde o primeiro Gre-Nal, o dos 10 a 0, a identidade do Grêmio é de pura pegada sobressaindo muitas vezes diante da técnica.
Mas de que adianta somente raça e pegada se não há jogadores que combinem esses dois requisitos com técnica? Aliás, são pressupostos muito difíceis de serem encontrados no atleta.
O Grêmio precisa que alguns atletas chamem para si a responsabilidade, cheguem junto, levantem a cabeça dos demais e afirmem a grandeza do clube. Mesmo que, eventualmente, por superação, contrariem suas características pessoais.