Hospitaleira Pelotas
Cacalo: Lembranças


Estou hoje pela segunda vez nesta semana visitando Santa Maria. Agora, com o Sala de Redação para transmitir o programa de hoje direto da Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, e com som local da nova Gaúcha Santa Maria. Trata-se de uma cidade hospitaleira, com muitos jovens graças às suas universidades. Tenho ótimas recordações de passagens por aqui no tempo do Grêmio.
Sempre disputamos jogos muito difíceis porque as equipes locais atuaram com valentia e enfrentaram o Tricolor de igual para igual. No Gauchão de 1993, aqui estivemos para partida importante contra o Inter local. Se não estou enganado, o jogo decidia o futuro dos dois clubes no campeonato.
Dener
O Grêmio tinha na época Dener, talvez o melhor atacante do futebol brasileiro. Em razão do mau tempo, a partida foi transferida duas vezes. Era para ter sido no domingo e acabou disputada na terça-feira. Mesmo em um campo totalmente sem condições, devido à chuva e ao barro, Dener, que era franzino e diziam que não jogaria nos campos pesados do Rio Grande Sul, brilhou.
O Grêmio venceu por 1 a 0, numa atuação de Dener que ficou na memória. Ele fez a jogada e deu passe para Fabinho, que marcou o gol de carrinho.
Esse jogo provou que o craque joga em qualquer campo. E, graças àquela equipe, o Grêmio sagrou-se campeão gaúcho de 1993. Por isso, Santa Maria sempre me traz boas lembranças.