Paixão Tricolor
Cacalo: vingador
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra

O Grêmio venceu o Fluminense graças a um lance genial de Elano, que aproveitou o descuido e pegou a defesa carioca fora do lugar, cobrando uma falta com rapidez. Depois, no cruzamento do lateral Edílson, Kleber matou o jogo, fazendo o gol da vitória.
Mais uma vez, o Tricolor mostrou que é o vingador do futebol gaúcho. Derrotou o Botafogo, no domingo, e, agora, o Fluminense. Ambos haviam provocado sofrimento no nosso outro representante. Cresce a esperança de todos, com o time gremista sendo maduro e jogando com autoridade no Olímpico ou fora dele.
Olimpíada
Considerando que estamos em época de Jogos Olímpicos, quero me manifestar sobre a seleção de futebol, que estreia hoje, contra o Egito. A impressão que me passa ao ver a escalação é de que Mano Menezes carrega extraordinária dose de autoconfiança, na medida em que colocará em campo, em tese, um time com três atacantes - Neymar, Hulk e Damião.
Isso sem contar Oscar, que é quase atacante. Parece arriscado, à primeira vista, enfrentar adversários que podem ser fortes, com o meio-campo despovoado, sem muita consistência defensiva, acreditando tão somente na força de ataque. No entanto, esse tipo de sistema tático pode ser bom para os olhos, mas corre risco de perder o controle do meio-campo. Poderá ser salvo, porém, pela qualidade pessoal dos jogadores brasileiros.