Para todos os gostos
Os caminhos dos gols do Grêmio no Brasileirão
O caminho até as redes adversárias está bem estudado pelo Grêmio. Do total de 23 gols marcados no Brasileirão, só sete foram de bola parada
O Grêmio não depende só da bola parada, como no primeiro gol diante do São Paulo, domingo, quando Marquinhos cobrou escanteio e Werley cabeceou. O time de Vanderlei Luxemburgo dispõe de uma variedade de caminhos para chegar às redes.
De escanteio, falta e pênalti a jogadas trabalhadas e laterais. São muitos os recursos para surpreender o adversário.
Do total de 23 gols neste Campeonato Brasileiro, o Tricolor marcou sete de bola parada. O restante saiu ou de investidas pelos flancos do campo ou de triangulações pelo meio. A variação é o que mais tem dificultado a vida dos rivais.
Artilharia bem distribuída
A artilharia é outro quesito bem distribuído. Os atacantes estão no topo. Marcelo Moreno lidera o ranking, com seis gols. Logo atrás, vem André Lima, com quatro. Daí em diante, tem bola na rede de todas as posições. Zagueiros, volantes e meias figuram na lista.
Com dois gols no Brasileiro, Kleber tem aparecido menos como protagonista e mais como garçom no time montado por Luxa.
- Ele não é de fazer muito gol. Faz, mas passa a bola também. Contra a Ponte, meteu o Zé na cara do gol - apontou o treinador.
Os próximos três confrontos do Grêmio antes do final do primeiro turno são em Porto Alegre. Amanhã, o time encara a Portuguesa, domingo, o Figueirense, ambos em casa, e, na outra semana, o Inter, no Beira-Rio.
Raio-x da rede
- Escanteio - Três
- Falta para a área - Três
- Falta direta - Zero
- Pênalti - Um
- Jogadas laterais - Cinco
- Jogadas trabalhadas - 11
- TOTAL - 23
Quem fez no Brasileiro 1º Marcelo Moreno - Seis 2º André Lima - Quatro 3º Kleber - Dois 3º Leandro - Dois 3º Werley - Dois 4º Elano - Um 4º Fernando - Um 4º Marco Antônio - Um 4º Marquinhos - Um 4º Miralles - Um 4º Souza - Um 4º Vilson - Um
Dia do Grêmio
- TREINO - Na reapresentação, ontem, os titulares fizeram trabalhos de regeneração no vestiário enquanto os reservas disputaram um coletivo com a equipe sub-23. Fernando e Marcelo Grohe ainda fizeram corrida ao redor do gramado.
- DESFALQUES - Sem Werley, suspenso, e Moreno, com a seleção boliviana, Vanderlei Luxemburgo deve apostar em Naldo e André Lima diante da Portuguesa, amanhã, a partir das 19h30min, no Olímpico.
- MEMORIAL - Iniciou-se ontem a remoção das placas de cimento, com marcas de pés e mãos dos maiores ídolos da história do clube, que formam a Calçada da Fama. Cada item será restaurado antes de migrar à Arena, onde serão assentados em novembro.