Crescimento de produção
Cacalo: O equilíbrio do time


Tenho observado que, desde o início do Brasileirão e até antes, inclusive no período sem a chegada dos reforços importantes, tais como Elano e Zé Roberto, o time gremista apresentava muitas variações. E reconheço, seguiram de forma eventual, acontecendo mesmo depois da vinda destes dois principais jogadores.
Quando me refiro a variações, quero dizer que havia um time desequilibrado entre os seus setores. Ou seja, quando a defesa ia bem, um dos dois outros setores, meio-campo e ataque, apresentavam deficiências. Sazonalmente, havia críticas a todos os setores.
Melhora
A situação começou a melhorar e o time passou a ter mais equilíbrio quando o técnico Vanderlei Luxemburgo, após a chegada dos reforços, pode imprimir com mais intensidade seu ritmo de trabalho. Houve mudanças singelas, como por exemplo a fixação de Pará na lateral direita, a troca, quase que nem percebida, nas funções, entre Fernando e Souza e, evidentemente a titularidade de Elano e Zé Roberto.
A partir do equilíbrio, houve, então, real crescimento de produção. Novos bons resultados surgiram, a equipe passou a ter segurança e confiança para jogar e, quero crer, que a má atuação em parte do jogo contra o Flamengo não se repetirá, porque Luxemburgo sabe muito bem porque deixou de vencer. A partir disso, esperamos novamente boas atuações e vitórias convincentes.