Paixão Tricolor
Cacalo: Definição


Quero reiterar e renovar, agora com muito mais decisão, o que escrevi dias atrás sobre a participação do Grêmio na Libertadores 2013. Naquele momento, já havia dito que era preferível participar da Libertadores, sendo o segundo colocado no Brasileirão, pelo fato de iniciar a disputa na fase de grupos, deixando de lado a chamada pré-Libertadores.
Depois da rodada do final de semana, tenho convicção plena de que a prioridade é, e será, até que haja uma definição, simplesmente a próxima partida. É muito bom, ser campeão da Sul-Americana, por tudo aquilo que se sabe, pelo fato de conduzir à Libertadores, e também pela conquista do título em si.
Planejamento
No entanto, penso que em futebol deve-se fazer projetos e adotar um determinado planejamento. E, isso sendo feito, não resta dúvida de que a participação na Libertadores, via Brasileirão é mais importante por tudo aquilo que sabemos.
Claro que uma conquista de título tem elevado valor. Mas esse pode se esgotar em si mesmo e levar somente à pré-Libertadores, enquanto que vice do Brasileirão permite ao Grêmio pensar mais adiante e entrar na fase de grupos muito bem preparado, com pré-temporada e com atletas em boas condições físicas.
Por tudo isso, entendendo que as duas competições são importantes, afirmo que a prioridade é o próximo jogo do Grêmio. No caso, contra o São Paulo, domingo, em casa.