Paixão Tricolor
Cacalo: Recomeço


Todos os anos é a mesma coisa e não é mentira nem tampouco uma desculpa. A falta de ritmo e entrosamento quando começa uma temporada é o maior adversário de qualquer time. Sei que existe certo equilíbrio, afinal todos estão na mesma condição, mas alguns trazem a mais ou a menos o peso do passado e a expectativa do futuro.
O Grêmio, por exemplo, chega em 2013 com a obrigação enorme de conquistar algo além do cenário gaúcho (e até esse tem sido escasso). É natural que tenhamos um olhar crítico e exigente, assim como também é natural a dificuldade que a equipe vai enfrentar.
Calma
Paciência será fundamental nessa retomada e o que não se pode é confundir essa tolerância com aceitação de algo ruim capaz de comprometer o time já na primeira fase da Libertadores. Jogar a primeira partida fora de casa, na minha opinião, é um grande risco. Parece que cada minuto é mais decisivo do que os 90 da volta.
A sensação é a de que se tomarmos mais de dois gols daremos adeus antes da hora. E mesmo que fique no 0 a 0, a gente sabe que depois, jogando em casa, cada gol tomado é um prejuízo dobrado.
Sim, são as circunstâncias. E nenhuma delas, tenha certeza, é mais difícil de ser enfrentada que o limite pessoal de quem precisa, como qualquer ser humano, de tempo pra encontrar em si mesmo o seu melhor. Que nosso tempo seja mais proveitoso que dos nossos outros adversários.