Grêmio



Paixão Tricolor

Cacalo: Surpresa

29/03/2013 - 08h21min

Atualizada em: 29/03/2013 - 08h21min


Cacalo Silveira Martins
Cacalo Silveira Martins
Enviar E-mail

Não foi boa a noite de Quinta-Feira Santa dos gremistas. Além da surpreendente derrota de 2 a 1 para o Cruzeiro, a primeira para um clube brasileiro, o trabalho coletivo do time foi ruim. É muito falsa falsa a afirmativa de que jogar com três atacantes torna o time ofensivo.

Há muito tempo que essa discussão povoa as rodas em que o futebol é tema. Mantenho minha convicção de que se colocar atacantes deixasse as equipes mais agudas todos abririam mão de usar marcadores. O que faz um time ser ofensivo é o equilíbrio entre os setores.

Sobre a formatação usada ontem no Grêmio, detecto que Barcos está muito recuado. Dessa forma, ele perde sua principal característica. Além da troca de passes, ele deixa de dar assistências próximo ou dentro da área. E assim o Grêmio desperdiça muito do seu potencial

Ortodoxo

Até admito que, eventual ou emergencialmente, diante deste ou daquele adversário, sem ser a regra geral, pode-se atuar dessa forma. Mas, como atitude definitiva, respeitosamente, divirjo. Quando se tem três atacantes, de algum outro lugar um desses terá que ser retirado.

Se for do meio, a perda desse setor é quase fatal. Na defesa, haverá prejuízo ainda maior. Penso que ainda se organiza time equilibrado com quatro atrás, quatro no meio e dois atacantes.

O que não impede que muitos outros, além dos atacantes, cheguem à frente para marcar gols.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias