Libertadores
Grêmio tem chance de pegar os melhores
Veja os cruzamentos que o Tricolor pode enfrentar em caso de classificação para a próxima fase

A semana é decisiva para quem ainda tem chances na Libertadores. Hoje, amanhã e quinta-feira, acontece o restante das partidas da oitava rodada da competição. Em caso de classificação, o Grêmio tem pela frente uma lista de possíveis adversários, que vai do Atlético-MG, líder inalcançável da classificação geral, ao Tijuana, melhor segundo colocado disparado. As datas reservadas pela Conmebol para os jogos de ida são 24 ou 25 de abril e 1º ou 2 de maio.
1 x 16
Atlético-MG é o primeiro, mesmo que perca para o São Paulo, amanhã, no Morumbi.
O mais provável é que fique com um dos times do Grupo 3 - The Strongest (seis pontos), São Paulo (quatro) ou Arsenal (quatro). Se o The Strongest empatar, será o 16º. Se vencer, a vaga pode ficar com Grêmio, caso este empate no Chile. Ou, então, com alguma das equipes da turma dos nove pontos.
2 x 15
Provavelmente é de um time da turma dos 13 pontos - podendo ser um de 14, pontuação que o Santa Fé atinge se bater o Real Garcilaso, hoje à noite. Estão na briga Olimpia (que não joga mais), Nacional (que enfrenta Barcelona, no Equador, amanhã) e Real Garcilaso (que encara o Santa Fé).
Se o The Strongest ficar em 16º, com sete pontos, e o Grêmio apenas empatar com o Huachipato, o Tricolor será o 15º. Mas se o time de Luxemburgo for o pior segundo, a posição será de uma equipe com nove pontos - Palmeiras, Newell's Old Boys, Boca Juniors, Libertad, The Strongest e Tigre têm ou podem chegar a essa pontuação.
3 x 14
Necessariamente, vai ser uma das equipes que está ou chegará a 13 pontos (Olimpia, Corinthians, Vélez, Real Garcilaso ou Nacional).
Certamente, fica com um time da turma dos nove pontos.
4 x 13
Novamente, será de um dos times com 13 pontos - Olimpia, Corinthians, Vélez, Real ou Nacional.
Deve ser uma equipe da turma de nove pontos.
5 x 12
Fica com um dos times que podem chegar a 13 pontos (menos o Olimpia). Mas se Nacional ou Real não vencerem, o quinto lugar deve ficar com quem atingir 12 - Palmeiras, Boca ou Santa Fé - ou 11 pontos - Libertad, Nacional ou Fluminense.
As turmas dos nove ou dos dez pontos (da qual pode fazer parte o Grêmio) brigam pela 12ª posição.
6 x 11
Pode ficar com o pior dos times que têm ou podem atingir 13 pontos (definição nos critério). Mas a briga muda se Nacional ou Real não vencerem. Se isso acontecer, lutam pela posição as equipes dos 12 - Palmeiras, Boca ou Santa Fé - ou dos 11 pontos - Libertad, Nacional ou Fluminense.
Se o Boca ficar com a décima posição, o Grêmio é forte candidato para a 11ª, caso vença o Huachipato. Teria como companheiros de disputa pela vaga Real Garcilaso, Palmeiras, Emelec e Tolima.
7 x 10
O sétimo será algum time que chegue a 12 - Palmeiras, Boca ou Santa Fé - , 11 - Libertad, Nacional ou Fluminense - ou dez pontos - Grêmio, Huachipato, Palmeiras ou Nacional.
Pode ficar com o Boca, se os argentinos vencerem o Toluca e o Nacional também passar pelo Barcelona, amanhã. Se não ficar com os portenhos, a vaga será de uma equipe com até dez pontos. Se Grêmio e Fluminense vencerem seus jogos, o tricolor gaúcho pode ser esse time.
8 x 9
Fica com o time com menor pontuação, que seria de nove ou dez pontos, entre os líderes. Podem ser: Palmeiras, Libertad, Tigre, Fluminense, Grêmio, Huachipato, Caracas ou Nacional.
A vaga é do Tijuana, que não será alcançado nos seus 13 pontos por nenhum outro segundo colocado.