Decisões em série
Outono aquecido: Grêmio pode ter nove decisões até o final de maio
Haja fôlego para suportar o ritmo intenso, ainda mais tendo que administrar os desfalques. O Diário Gaúcho antecipa como será a vida do Grêmio daqui para frente
Com temperaturas que variam entre 13º e 20ºC, o outono em Porto Alegre este ano ganha um fenômeno climático. Pelo menos pelas bandas azuis. Para o Grêmio, a segunda estação do ano vai ferver. Até o final de maio, jogos de Libertadores, Gauchão e até de Brasileirão poderão se cruzar. Há chances de nove decisões em 33 dias - até 29 de maio.
1º Passo
Sábado - 18h30min
Juventude x Grêmio
Por ter levado a decisão das quartas de final com o São Luiz para os pênaltis, o time terá de subir a Serra e disputar a semifinal no Alfredo Jaconi. E mais: cheio de desfalques. Elano, Werley, Adriano e Marco Antonio ficarão em Porto Alegre se recuperando. É bom lembrar que o Juventude é um time bem estruturado e está em ascensão neste Gauchão.
2º Passo
Quarta, 1º/5 - 19h30min - Grêmio x Santa Fe
Os gremistas estarão honrando o feriado do Dia do Trabalho. Receberão os colombianos na Arena e precisarão, mais do que vencer, fazer saldo. Ainda terão de driblar os desfalques. Luxa tem esperança de que Elano possa estar recuperado, mas as chances são remotas.
3º Passo
Domingo, 5/5 - 16h Final da Taça Farroupilha*
Não dá para desconsiderar a chance de Gre-Nal, caso o Grêmio vença o Ju, e o Inter, o Vec. Se confirmado, nova viagem para Caxias. A questão é que esse jogo pode ser dois dias antes da decisão na Libertadores, em Bogotá.
4º Passo
Terça-feira, 7/5 ou 16/5 - Santa Fe x Grêmio
A Conmebol ainda não se manifestou oficialmente sobre a data correta deste jogo. No seu site, aponta que será no dia 7, mas a direção gremista aguarda por um comunicado. Se for no dia 7, o time de Luxa terá problemas. Como jogar uma possível final da Taça Farroupilha e estar na Colômbia para decidir 48 horas depois? É impossível e pode ser que o time sub-23 volte à cena no Gauchão. Em Bogotá, o Grêmio teve trabalho em 2012, contra o Millonarios, pela Sul-Americana. A altitude de 2,650 mil metros já atrapalha. Se o jogo for dia 16, tudo azul. Sobrará tempo para deixar todo mundo 100%.
5º Passo
Domingo, 12/5 - Jogo de ida da final do Gauchão*
Caso conquiste a Taça Farroupilha, o Grêmio provocará o o primeiro Gre-Nal da Arena. Como o Inter teve melhor campanha, decidirá o título em casa.
6º Passo
Domingo, 19/5 - Jogo de volta da final do Gauchão*
Outro Gre-Nal, outra viagem para a Serra. A questão é que essa decisão do título regional pode deflagrar a semana de preparação para iniciar as quartas de final da Libertadores, caso o time chegue lá. Um tropeço no Gauchão significaria perda de confiança para a Libertadores.
7º Passo
Quarta-feira, 22/5 - Jogo de ida das quartas da Libertadores*
Se despachar o Santa Fe, terá o vencedor de Real Garcilaso/Per x Nacional/Uru pela frente, na Arena.
8º Passo
Domingo, 26/5 - Estreia no Brasileirão contra o Náutico, fora da Arena
A estreia no Nacional virá com clássico. O Grêmio receberá o Náutico, só que em outro estádio que não a Arena - a nova casa foi punida pela CBF em dois jogos, por conta da confusão no clássico Gre-Nal que serviu como despedida oficial do Olímpico, em dezembro.
9º Passo
Quarta-feira, 29/5 - Jogo de volta das quartas da Libertadores*
Ou cruzará a fronteira para enfrentar o Nacional ou irá à altitude de Cuzco para encarar o Real Garcilaso.
* Caso se classifique