Paixão Tricolor
Cacalo: Temperamento


Parece que, desta vez, a dupla Gre-Nal tem tido fatos comuns no seu departamento de futebol. Quero me referir aos seus técnicos, na medida em que ambos, por motivos e atitudes diferentes, têm um determinado temperamento que, de certa forma, até inibe o trabalho dos dirigentes.
Vanderlei Luxemburgo e Dunga promovem ações carregadas de boas intenções e agem com a mais absoluta boa fé. Deixam transparecer a toda evidência os seus métodos de dirigir uma equipe. Penso que, em alguns momentos até exageram, principalmente nas manifestações públicas, talvez pela equivocada escolha das palavras. Verdadeiramente, ambos não têm obrigação de serem mestres na arte de dialogar com palavras bonitas e bem colocadas.
Diálogo
Salvo entendimento contrário, pela experiência que tive em futebol, a responsabilidade de escalar, escolher jogadores, aprovar ou reprovar contratações cabe ao profissional técnico. O que não o exime de trocar ideias com seu dirigente mais próximo, no caso, o responsável pelo departamento de futebol.
Tal atitude é boa para dirigente e profissional, na medida em que esse último precisa de apoio, de resguardo e de reconhecimento do torcedor e deverá ter sempre um trabalho conjunto, para o bem do clube, que é na verdade o ente maior. Por isso, sempre prego o entendimento, o diálogo e o bom relacionamento dentro do vestiário para que a equipe alcance os objetivos.