Paixão Tricolor
Cacalo: Cautela e equilíbrio


Maus resultados não podem fazer com que as decisões de uma equipe de futebol sejam tomadas na base do desespero, como se diz popularmente.
É exatamente nesses momentos que devem prevalecer o equilíbrio e o máximo de cautela para que sejam feitas as devidas avaliações, com a cabeça no lugar e sem preconceitos de qualquer ordem.
Não é hora de procurar culpados nem de responsabilizar individualmente este ou aquele jogador.
Não se pode esquecer, jamais, nem nessa hora de dificuldade, que o esporte é coletivo e que as decisões precisam ser adotadas, sempre visando ao crescimento do trabalho em equipe.
Jovens
Nesse rumo, preocupa a questão do lançamento de atletas jovens, especialmente aqueles vindos das categorias de base. O primeiro requisito é saber jogar futebol. E isso é óbvio. Depois, é ter temperamento de vencedor, de saber enfrentar eventuais dificuldades, apesar da juventude e da inexperiência. Mas essa inexperiência deve ser medida e deve ser impeditivo para que se jogue sobre um jogador novo toda a responsabilidade por eventual mau resultado.
O ideal, sempre me referi a isso, é que uma equipe, para ser vencedora, conte no grupo e no time com mescla bem dividida entre jovens e experientes, para que a maturidade dos mais rodados e a força da juventude busquem juntos ao resultado positivo.