Paixão Tricolor
Cacalo: A força do ídolo
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Cinco mil pessoas num treinamento comum de meio de semana, preparatório para o jogo que será somente no sábado, pode ser considerado algo inacreditável. Apenas o carisma, a empatia e a sinergia com o clube e o torcedor podem fazer as pessoas entenderem o que significa para a coletividade tricolor o ídolo Renato Portaluppi.
Vejam que não estou me referindo ao técnico gremista ou quem sabe ao grande craque e ex jogador multicampeão. Mas à personalidade, a liderança e à vontade de vencer que o cinquentão devolveu ao clube. Os torcedores tiveram sua autoestima rigorosamente renovada. Sem saber se Renato terá sucesso como técnico, se as vitorias tão esperada retornarão, mas simplesmente por ser Renato a Arena recebeu publico de jogo no primeiro treino.
Mais alto
Imaginem no segundo dia de trabalho, com mais conhecimento do time e no primeiro jogo sob o comando de Renato na Arena, contra o Botafogo, dia 14, Tremerão os alicerces do novo estádio. O mundo inteiro tomará novamente conhecimento desse fenômeno, e o apoio da massa gremista ocorrerá por todos os cantos desse país.
Reconheço que há pessoas, mesmo gremistas, desconfiadas da capacidade de Renato como técnico. Mas o seu trabalho será bem sucedido porque, sendo inteligente como é, terá sabedoria para compensar eventuais falhas e levar o Grêmio ao primeiro lugar do pódio.