Paixão Tricolor
Cacalo: A movimentação
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Não tenho certeza se o time foi mais rápido no segundo tempo contra o Atlético-PR, ainda pelo trabalho do Guilherme Biteco, que não é um jogador veloz, mas faz a bola andar rápido, e ainda com a entrada de Maxi Rodríguez, que tem a mesma virtude e joga para a frente, lançando bolas e dando assistência aos atacantes.
Independentemente disso, a equipe esteve desentrosada. Como escrevi ontem, acabou desencaixada, como se viu, principalmente, na primeira etapa, quando os dois times fizeram uma partida de baixa qualidade técnica.
Penso que o time deve jogar de forma mais vertical, reduzindo os passes laterais. O nível de erros nesse fundamento foi muito elevado.
Render mais
Sei que posse de bola não ganha jogo, mas sendo de forma produtiva pode amainar o ímpeto do adversário e permitir que haja contra-ataques, se houver velocidade de elaboração. Mas quero crer que, ao longo desta semana, alguns fatores que impedem uma melhor atuação deverão ser corrigidos por Renato, que deverá buscar não só a formação que considera ideal, mas também a melhor forma de jogar.
Há carências técnicas no time, reconheço. Mas desde o tempo de Vanderlei Luxemburgo sabia-se que a equipe deve render muito mais. Renato poderá ser o diferencial que estamos esperando.