Paixão Tricolor
Cacalo: Reestreia
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Tenho o maior respeito pelo glorioso Juventude, de Caxias do Sul. Diria até simpatia pelo clube esmeraldino, que muitas glórias já obteve no cenário regional e nacional. Por isso, com toda a cautela que o fato exige, suscitei a questão de que o Grêmio na reestreia de Renato no Brasileirão vai a Coritiba enfrentar o Atlético-PR, com três jogadores recém vindos da base do Juventude em sua defesa.
Não conheço o lateral-direito Moisés, de quem falam bem. Mas os outros dois, Alex Telles e Bressan, já demonstraram que são bons jogadores. Qual seria então o meu receio já que eu mesmo digo se tratar de bons jogadores? Isso é pouco para integrar a equipe titular do Grêmio no Brasileirão. Falta ao trio mais experiência, vivência de campeonato desse porte. Os três juntos podem sofrer por essa falta de longevidade em partidas desse nível.
Pirata de volta
Reconheço, por outro lado, que a categoria de base do Juventude é uma das melhores do Estado, com várias conquistas, com um belo trabalho realizado. Tanto que, neste domingo, disputa uma final, sem a presença do próprio Grêmio.
São, assim, jogadores com muito potencial e espero, como todo o torcedor tricolor, que não sintam o peso da camisa neste tipo de campeonato e saibam lidar com a responsabilidade que lhes está sendo atribuída.
Renato deve ter conversado com os jogadores e, decidido pelo melhor para eles e para o clube.