Grêmio



Grandes detalhes

Grêmio de Luxa x Grêmio de Renato

Para acelerar a adaptação do grupo ao seu estilo, o técnico investiu na conversa e no acompanhamento de perto dos movimentos do time

04/07/2013 - 07h27min

Atualizada em: 04/07/2013 - 07h27min


O Grêmio de Renato Portaluppi começou a ser formado ontem. O primeiro teste do time sob novo comando mostrou uma equipe que busca o ataque com velocidade, marca sob pressão e com Zé Roberto como referência no meio-campo e Barcos mais perto da área. A formação tática do jogo-treino contra o São Paulo-RG, vencido com gols do Pirata e de Kleber, se parece com a do time de 2010. Alex Telles e Guilherme Biteco reproduziram a movimentação de Fábio Santos e Lúcio pelo lado esquerdo. A dupla foi a principal arma para as rápidas chegadas ao ataque. Para evitar desgaste dos jogadores, Renato mandou os reservas a campo na segunda etapa.


Como foi o ataque


Barcos foi centroavante de ofício. Até recuou para buscar a bola na intermediária, mas pareceu confortável dentro da área - o que não acontecia na Era Luxemburgo. A atenção redobrada dos zagueiros, além de um milagre do goleiro Luciano, adiaram por alguns minutos o reencontro do atacante com as redes. Até que, em bom cruzamento de Moisés, após tabela com Souza, o Pirata completou de cabeça de dentro da pequena área.


Vargas jogou com liberdade para buscar a bola e partir em velocidade em direção ao gol. Primeiro pela direita, depois pela esquerda, o chileno incomodou os laterais adversários.


Dois dispensados


Welliton e Fábio Aurélio estão fora dos planos do Grêmio. Por decisão da diretoria, a dupla foi afastada do grupo principal e treinará em horários alternativos ao do grupo profissional até arranjar novo emprego. A direção ofereceu rescisão de contrato ao lateral-esquerdo, que recusou. Emprestado pelo Spartak Moscou/RUS, o atacante deve ser repassado para um clube do futebol árabe.


Estrangeiros


Mesmo que tenha sido contratado para o lugar de Fernando, Riveros foi escalado mais adiantado. O paraguaio foi discreto. Com toques curtos, deixou para que os companheiros tentassem lançamentos em profundidade. Maxi Rodríguez alternou lances de muita qualidade técnica com erros bobos. Atuou próximo dos atacantes, acertou lançamentos que deixaram companheiros em boas condições de conclusão. Mesmo que ainda esteja em processo de fortalecimento, não fugiu das chegadas mais firmes dos adversários.


Reservas


Principal surpresa na escalação da equipe reserva, Matheus Biteco foi o primeiro volante do time. Apesar de atuar recuado, foi o principal jogador no meio-campo gremista durante os 20 minutos nos quais Renato o deixou em campo. Saiu para a entrada de Ramiro, mas com certeza deixou boa impressão na nova comissão técnica. Com muita vontade, Kleber e Yuri Mamute também criaram boas chances de gol. O Gladiador marcou de cabeça, mas também se destacou com a bola rolando. Com dribles rápidos e bons passes, criou espaço para as chegadas de Mamute em velocidade.


Os times


Titulares atuaram no primeiro tempo com Dida; Moisés, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza, Guilherme Biteco e Zé Roberto; Vargas e Barcos. Os reservas entraram no intervalo e jogaram com Marcelo Grohe; Pará, Gabriel (Saimon), Cris e Wendell; Matheus Biteco (Ramiro), Marco Antonio, Riveros e Maxi Rodríguez; Yuri Mamute e Kleber.


Chefe de perto e de longe Ao contrário de Vanderlei Luxemburgo, que delegava para o auxiliar Roger orientar o treino e assistia para depois fazer as correções, Renato mostrou-se mais participativo. Teve uma conversa com Barcos antes do trabalho. Fez o mesmo depois com Zé Roberto. Durante a primeira parte do trabalho, o técnico posicionou-se no lado oposto ao da casamata, onde o sol amenizava o frio, e assistiu ao lado do auxiliar. A segunda parte, vii com os diretores Rui Costa e Marcos Chitolina. Dellatorre no Atlético-PR


O Atlético-PR buscou um ex-atacante do Inter para o Brasileirão. Ontem, anunciou a contratação de Guilherme Dellatorre, que estava no time B do Porto. Aos 21 anos, Dellatorre foi lançado por Dorival Júnior no Beira-Rio e fez vários jogos como titular, sem empolgar. No Porto, marcou 11 gols em 36 jogos. O técnico Ricardo Drubscky espera pela publicação do nome no Bid até amanhã para estreá-lo contra o Grêmio, sábado, às 18h30min.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias