Grêmio



Projeto Los Hermanos

Grêmio investe em jovens promessas argentinas da base

Dois jogadores estão no Olímpico e um terceiro disputará Série D emprestado ao Juventude

10/07/2013 - 07h22min

Atualizada em: 10/07/2013 - 07h22min


O Grêmio abriu garimpo na América do Sul. Os três primeiros garotos do projeto de caça-talentos em espanhol já chegaram. O meia Cláudio Gaona, 18 anos, veio do Vélez, e o zagueiro Robertino Canavesio, 20, do Parma, da Itália.


Terceiro reforço vindo da Argentina, o centroavante Lucas Romano, 1,87m, já completou 21 anos e foi emprestado ao Juventude para a Série D.


Os três assinaram contrato por um ano, com renovação automática a critério do clube. O Grêmio havia trazido um quarto hermano. Nicolás Minutella, volante de 18 anos, viria em parceria com o All Boys, da primeira divisão argentina. Mas ele voltou devido à disputa entre os clubes que o formaram.


Fãs de Walter Samuel e Riquelme


A investida no mercado sul-americano se serve dos conhecimentos do coordenador-geral das categorias de base Junior Chávare, ex-olheiro da Juventus, de Turim, nesse mercado. O Grêmio pagará apenas salários do trio.


Por enquanto, Gaona e Canavesio moram no Olímpico.


A dupla ainda não aproveitou Porto Alegre e se diz ansiosa por conhecer os shoppings e as gurias da Capital.


Gaona é fã de Riquelme. Canavesio, do compatriota Walter Samuel, da Inter, de Milão. Superando a timidez e a dificuldade de se comunicar em português com os companheiros, a dupla elogia as condições de trabalho e a ajuda recebida da gurizada para se adaptar.


- Sabemos que é um time importante e de muita história. Quando se fala do Grêmio, trata-se de um clube muito sério. Quero ir bem no sub-20 para subir ao profissional - diz Canavesio, elogiado por Júnior Chávare pela liderança, pelo jogo aéreo e pela antecipação.


Meia de qualidade técnica, típico "enganche", como os argentinos chamam os articuladores, Gaona leva puxão de orelhas por não estar habituado às exigências táticas.


- É de criação e movimentação. Apesar de dificuldade de compreensão tática, é raro encontrar jogador dessas características - valoriza Chávare.


Com passagens pelas seleções de base da Argentina, o meia elogia o cuidado da comissão técnica:


- Se preocupam se você está bem. Cuidam e ficam de olho.


Riveros no domingo


O paraguaio Riveros deve ser regularizado hoje. Após rescisão com o Kayserispor, da Turquia, será possível dar andamento ao processo de registro na CBF. Com o nome do volante no Bid, Renato ganha opção para domingo, às 16h, contra o Botafogo. A partida será a primeira em casa após o retorno do técnico. Também será a primeira do Grêmio na Arena em domingo à tarde. À noite, surgiu informação do interesse no zagueiro Rodolpho, do São Paulo.


Quem são


Robertino Canavesio


- 20 anos, zagueiro canhoto, 1m90cm


- De onde veio: Parma/ITA


Cláudio Gaona


- 18 anos, meia destro, 1m74cm


- De onde veio: Vélez


Barcos e Luxa


O centroavante Barcos admitiu ontem, em entrevista coletiva, que atuava com Luxa de maneira em que se sentia desconfortável:


- Fazia um trabalho diferente ao qual estava acostumado. Não era o que queria e o que sabia fazer.


O argentino garantiu estar com confiança depois do gol contra o Atlético-PR. Atuou novamente como centroavante de área e revelou que partiu de Renato a orientação para que fique mais próximo do gol:


- Renato me diz para ser referência do time. Pede que tenha chegada ao gol e dê passes para finalizações.


Assessor paulista de Luxa, Luiz Lombardi criticou Barcos pelo twitter:


- Nada como um dia após o outro. A hora do Barcos irá chegar.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias