Paixão Tricolor
Cacalo: A famosa vila
Inúmeras oportunidades o Grêmio esteve jogando contra o Santos na famosa Vila Belmiro, na cidade do litoral paulista. Na imensa maioria delas, independente
de o Grêmio ter ou não um bom time de futebol, e às vezes tinha até uma grande equipe, quase sempre o Santos era considerado favorito. Isso porque dentro da Vila Belmiro o circo pegava fogo.
Historicamente, então, o time santista sempre foi um forte adversário jogando dentro dos seus domínios. E, mesmo agora, que o Peixe não atravessa um bom momento técnico, que perdeu a sua maior estrela, que tomou uma goleada histórica do Barcelona, ainda assim faz duas dezenas de partidas ou mais que o Santos não é derrotado na Vila.
Vitória
Transportando para o Grêmio, que é um clube que vive uma fase de alto astral, ainda assim há que se reconhecer uma eventual dificuldade em bater o Santos na Vila.
Considerados todos esses pressupostos na condição de gremista e tentando ser um analista racional de futebol, tenho para mim que não se pode exigir que o Tricolor obtenha uma ampla e consagradora vitória hoje à noite.
Mas, pelos mesmos motivos, entendo que é absolutamente razoável e adequado que, nos dois confrontos da Copa do Brasil, o Grêmio alcance a classificação e chegue às quartas de final da competição.