Paixão Tricolor
Cacalo: Clássico difícil
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Reconheço a dificuldade que o Grêmio vai enfrentar neste primeiro Gre-Nal da Arena. Não bastasse o bom momento vivido pelo coirmão, que apesar do fiasco contra o Náutico, foi líder do Brasileirão, o Inter terá de volta no clássico seus principais jogadores que estiveram de fora em Recife, como Damião, D'Alessandro e provavelmente Índio. Isso sem contarmos que poderão estrear Alex e Scocco.
De outra parte, também vindo de uma derrota, contra o Corinthians, quando jogou muito pouco, o Tricolor terá dois desfalques importantíssimos, que serão Zé Roberto e Vargas. O primeiro dá equilíbrio e lucidez ao meio-campo, apesar de algumas deficiências, e o segundo seria a forte opção do contra-ataque veloz, pois Vargas é um jogador rápido e faz gols.
Barcos
Mesmo jogando em casa, com maioria dos torcedores, penso que é uma partida rigorosamente indefinida, sem vantagem para ninguém. Aquele que estiver mais equilibrado e concentrado na busca pela vitória, preocupando-se somente em praticar um bom futebol, terá mais chances.
Como gremista, confio na capacidade e na inteligência de Renato Portaluppi para colocar em campo uma escalação justa, capaz de apostar em jovens com vigor físico e experientes com leitura de jogo, que podem desequilibrar. Quero acreditar no Grêmio, mas o respeito ao adversário é imprescindível. A esperança é de que Barcos, devidamente apoiado por Renato, volte a ser o jogador que conhecemos e decida o clássico. E os torcedores, que vão e voltem em paz.