Paixão Tricolor
Cacalo: Espírito vencedor


Talvez eu já tenha escrito sobre isso em colunas recentes. Mas o que o Grêmio de Renato Portaluppi está fazendo também está se tornando repetitivo.
Impossível negar a inteligência do técnico gremista e sua criatividade. Percebendo as características do grupo de jogadores que tem em mãos, "inventou" um esquema com três zagueiros e três volantes e não soube mais o que seria uma derrota, excetuando aquela na Vila Belmiro, inócua, porque o Tricolor alcançou a classificação.
Renato está superando inúmeras resistências. Aliás, como havia feito na sua anterior passagem pelo Grêmio quando também "inventou" um lateral, Lúcio, de meia-esquerda e se pôs a ganhar jogos.
Sabedoria
Renato transformou um time acomodado numa equipe de temperamento forte. Sabemos que ela não é imbatível. Mas vende caro uma eventual derrota. O técnico gremista não é o maior estrategista do mundo, até pelo seu próprio perfil, mas tem capacidade e sabedoria suficientes para criar um esquema arriscado, na confiança de que sairá vitorioso.
O eterno camisa 7 Não ganhou nada ainda, não faz partidas exuberantes, mas seu time tem equilíbrio e autoconfiança. Quando os destaques individuais variam de jogo para jogo, evidentemente, sobressai o trabalho coletivo comandado pelo técnico. Em bendita hora, Fábio Koff, Rui Costa e Marcos Chitolina contataram Renato.