

Penso que nenhum torcedor gremista ou mesmo algum analista de futebol tenha concordado ou aprovado a escalação do Grêmio para iniciar o jogo contra o Vasco, no sábado à noite. Aparentemente, apenas o técnico Renato Portaluppi tinha convicção daquilo que estava fazendo e mandando a campo.
Ora, quem iria concordar com três zagueiros e três volantes, circunstância que tornaria o Tricolor excessivamente defensivo e, diriam alguns, estaria chamando o Vasco para dentro do campo gremista. É verdade que o Grêmio teve sua tarefa facilitada pelo erro de Cris e o primeiro gol de Barcos, o que favoreceu muito o esquema de Renato.
Consciente
O Vasco teve que atacar e surpreendentemente, além dos alas Pará e Alex Telles - este jogou pelo campo inteiro - dois jogadores de meio-campo, Ramiro e Riveros, chegavam constantemente na área vascaína. Foi um jogo cheio de boas notícias.
Barcos marcou duas vezes, Ramiro fez um golaço. O Tricolor ficou no grupo dos quatro melhores e a equipe vai adquirindo consistência para os próximos enfrentamentos. Há que se reconhecer o mérito, talvez isolado, de Renato. Pois adotou um esquema consciente e, até, foi favorecido pelo andamento da partida, mas está mostrando ser um técnico maduro, como foi a atuação da sua equipe. Seguimos fora de casa e na busca de mais pontos.