Paixão Tricolor
Cacalo: Vitória de Renato

Nós podemos até divergir do esquema que Renato Portaluppi tem mandado a campo, com três zagueiros e três volantes, especialmente pelo número de volantes, já que tem a zaga protegida pelos três defensores. Há que se dizer, porém, que os três volantes na grande maioria das vezes, têm se transformado também em três meias armadores e chegam inclusive na área adversária.
Além disso, Alex Telles, que tem boa qualidade técnica, está subindo de produção e jogando livremente pelo campo todo, deixando a lateral esquerda, quase sempre para Bressan. Pará também tem jogado com liberdade para avançar.
Amadurecimento
Mesmo divergindo, então, do sistema tático empregado, é justo que se diga, que tal esquema tem estado muito bem organizado. O time de Renato tem mostrado marcação forte e saída rápida, dentro das possibilidades técnicas dos atleta gremistas.
O técnico tricolor amadureceu muito depois da última passagem pelo Grêmio. Tem ciência do que faz, seu time marca em todo o campo e ataca, com muitos jogadores. Parece um treinador com boas ideias, consciente da sua realidade e além de sua capacidade motivacional, está demonstrando conhecimento tático.
A tendência é crescer no comando do Tricolor. Não é o time dos sonhos, reconheço que falta muita coisa, mas não se percebe no Brasileirão algum time que se possa dizer que seja superior ao Grêmio, pelo menos a partir das últimas atuações do Tricolor.