Grêmio



Histórico

Grêmio aposta no retrospecto para seguir na Copa do Brasil

Se manter a boa produção dos últimos três jogos, quando marcou nove vezes, o Grêmio poderá aproveitar o jogo de amanhã na Vila Belmiro e voltar para decidir na Arena com vantagem

20/08/2013 - 08h08min

Atualizada em: 20/08/2013 - 08h08min


Gol. Essa é a palavra que pode representar a esperança de classificação na Copa do Brasil para a torcida gremista.

Se manter a boa produção dos últimos três jogos, quando marcou nove vezes, o Grêmio poderá aproveitar o jogo de amanhã na Vila Belmiro e voltar para decidir na Arena com vantagem. Além do retrospecto recente no Brasileirão, o histórico na Copa do Brasil também é positivo.

Contra o Santos, o Grêmio repete o confronto da semifinal da Copa de Brasil de 2010. Com Silas como técnico, Jonas e Borges comandaram uma bela vitória de virada
por 4 a 3 no Olímpico. Só que Ganso, Neymar, Robinho e André deram o troco na Vila. O time santista venceu por 3 a 1 e avançou para a final.

Grêmio marcou 251 gols em 143 jogos

Para evitar que a história se repita, Renato Portaluppi precisa manter o bom histórico da equipe na competição. Em 143 jogos, a rede do adversário foi balançada 251 vezes, uma média de 1,75 gols por jogo, enquanto a defesa foi vazada 135 vezes, o que representa uma média menor que um gol por jogo.

E para aumentar a confiança na busca do penta - o Tricolor e o Cruzeiro são os dois maiores vencedores da competição com quatro conquistas cada -, a história de jogos do Grêmio como visitante na Copa do Brasil também é positiva. Em 20 participações, o Grêmio atuou 73 vezes fora de casa. Foram 28 vitórias, 30 empates e 15 derrotas.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos jogos da equipe, Renato não tem problemas para escalar o time. A única mudança que deve ocorrer é o retorno de Bressan na vaga de Gabriel.

Números do Grêmio

- 4 títulos
(1989, 1994, 1997 e 2001)
- 143 jogos em 20 participações
- 251 gols pró
- 135, contra

Jogos em casa: 70 (52V, 10E, 8D)

Jogos fora de casa: 73 (28V, 30E, 15D)

O adversário

Santos -  O Peixe tem ao menos três dúvidas para amanhã. A equipe paulista terá o desfalque do volante Arouca, com lesão muscular, e também do lateral Cicinho, que já atuou pela Ponte Preta na Copa do Brasil.

Assim, Marcos Assunção e Alan Santos disputam uma vaga no meio, e Bruno Peres e Galhardo brigam pelo lugar no lado direito. A outra indefinição para o técnico Claudinei Oliveira está no ataque: a tendência é que Thiago Ribeiro seja titular, mas o jovem Neílton também tem chances de formar a dupla com Willian José.

A equipe está há seis jogos sem vencer no Brasileirão - sete, com a goleada de 8 a 0 para o Barcelona. A Copa do Brasil é a chance de salvar a temporada.

Dia do Grêmio

Viagem - O Grêmio viaja hoje para São Paulo. Renato comanda um treino na manhã desta terça-feira em General Severiano, sede do Botafogo. Depois, a delegação irá iniciar o deslocamente para Santos, onde amanhã entrará no gramado da Vila Belmiro às 19h30min, para a primeira partida na Copa do Brasil.

Contratações - Enquanto o time profissional aguarda a confirmação da vinda do volante Willian Farias - o Grêmio irá repassar Welliton para o Coritiba como forma de pagamento -, as categorias de base tiveram um dia movimentado. O clube confirmou a chegada dos meias Leandro Canhoto, ex-Brasil-Pe, Angelo, ex-Novo Hamburgo, e Natan, ex-Vitória. O trio será incorporado ao time sub-20.

Conselho 1 - Está marcado para hoje, às 19h, o sorteio das chapas para a eleição que renovará metade do Conselho Deliberativo do Grêmio. Prevista para o dia 28 de setembro, a eleição surpreeende pelo elevado número de chapas. São sete, contra apenas três em 2010.

Conselho 2 - A partir do sorteio, cada chapa será identificada na cédula pelo próprio nome e por um número. O sorteio será realizado na sala do Conselho Deliberativo. Além da comissão eleitoral e do presidente e vice do Conselho, estarão presentes dois representantes de cada chapa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias