Paixão Tricolor
Cacalo: Avaliação realista


Não me é permitido dizer que o Grêmio vai mal no Brasileirão. Os resultados não são insuficientes, especialmente, se levarmos em consideração a colocação do Tricolor na tabela do campeonato.
Obviamente que poderia ser melhor e, neste caso, se o time estivesse na primeira colocação, porque está muito próximo de Botafogo e Atlético-PR, os adversário logo a sua frente. E, se fizermos algum tipo de comparação com os que vêm atrás, mais razoável fica, ainda, o posicionamento do Grêmio no Brasileiro.
No entanto e sempre há um mas, principalmente em futebol, também é válido que se diga que as atuações do time do técnico Renato Portaluppi não têm satisfeito a grande maioria da torcida e dos analistas em geral.
Avaliação
A preocupação que assola o coração dos gremistas é em relação ao esquema de jogo, primordialmente, que estaria esgotado com a colocação de três zagueiros e três volantes e, depois, com a baixa produtividade de alguns jogadores de quem se espera mais.
Para se manter no G4, não resta dúvida de que o Grêmio deverá melhorar a qualidade de suas atuações, independente do sistema de jogo, porque encarreirou vitórias importantes com essa forma de jogar. Mas Renato tem que saber avaliar se realmente houve o esgotamento dessa fórmula. E com a criatividade que teve até agora, e havia tido na outra passagem pelo clube, deve buscar outra solução, porque a atual está sob o conhecimento dos adversários. Os próximos jogos serão decisivos para efeito dessa avaliação realista.