Paixão Tricolor
Cacalo: Surpresas no retorno do Grêmio
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


O retorno dos jogadores gremistas para esta temporada não apresentou cara nova, além daquelas já anunciadas - o técnico Enderson Moreira, o volante Edinho e o zagueiro Pedro Geromel.
No entanto, houve surpresas. A começar pela reapresentação do grupo no Estádio Olímpico, quase demolido e em vias de ser implodido.
Além disso, a maior surpresa foi a presença de Alex Telles, que já havia sido negociado com o Galatasaray, da Turquia. Nesse caso, confesso que fico na dúvida se foi um fato positivo ou negativo. A permanência do jogador, eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão, seria muito boa para o Grêmio.
Foco nas taças
Por outro lado, em face da difícil situação financeira apregoada, os valores que seriam aportados ao clube com a venda do jogador solucionariam, pelo menos parcialmente, algumas aflições financeiras.
Não bastasse isso, se dizia que Elano estava indo para o Flamengo, o que também reduziria a folha de pagamento. De todas essas mazelas, resta a tentativa que deve ser feita pelo clube e especialmente pelo departamento de futebol para criar um foco direto sobre a equipe e sobre as competições que se aproximam.
Se a direção entende que o grupo é suficiente para a conquista de títulos,principalmente o tri da Libertadores da América, que todo o trabalho seja dirigido para esse objetivo.
É o desejo de toda a nação tricolor.