Paixão Tricolor
Cacalo: Risco calculado
Leia a coluna do Diário Gaúcho na íntegra


Continuo mantendo a minha opinião de que o Grêmio agiu corretamente ao escalar os titulares no jogo de sábado, contra o São Paulo, no Esádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Acredito que é uma forma de prestigiar a Nação Tricolor do Interior do Estado, mais precisamente, da Região Sul - já que contra o Brasil, de Pelotas, Enderson Moreira mandou os reservas.
Mas evidente que foi um equívoco ter saído jogo no gramado naquelas condições. E isso, realmente, poderia ter prejudicado os jogadores gremistas. Porém, não vou atribuir a derrota do time a isso.
Humanos erram
O Leão do Parque, que voltou ao convívio da elite do futebol gaúcho este ano, fez uma boa partida. Ainda marcou bem e, apesar de conhecer o gramado ruim, também foi prejudicado por ele. Felizmente, todos os atletas saíram inteiros.
Ainda faltam alguns pontos para a classificação gremista, que será facilmente alcançada. Só que, mais uma vez, uma partida do Grêmio não poderia passar sem que tivesse uma piada de mau gosto. E sempre, claro, em prejuízo do Tricolor: o pênalti marcado foi risível e não se trata de ter sido ou não ter ocorrido a falta. Apenas que o choque entre os dois jogadores aconteceu a cerca de um metro fora da área. Mas, como tenho dito, os árbitros são humanos e erram para todos os lados. Existe apenas uma infeliz coincidência de um determinado clube estar no lado dos erros quase sempre.