Paixão Tricolor
Coluna do Cacalo: A estatística não pode ser contestada
Leia a íntegra da coluna do Cacalo no Diário Gaúcho


Quase bati o recorde de recebimento de e-mails pela coluna de ontem, quando apontei fatos sobre o Grêmio nas Libertadores e às conquistas da dupla Gre-Nal.
Quero renovar minha manifestação de que não emiti opinião. Apenas relatei números genéricos, não fazendo nenhuma comparação desonrosa ao tradicional adversário. Se alguém assim entendeu, peço escusas. Respeito o Inter, sua torcida e suas conquistas. Tanto isso é verdade que, após o último Gre-Nal, afirmei que o Inter havia sido superior e que mereceu vencer o clássico.
Ontem, repito, apenas referi a estatística objetiva, que não pode ser contestada. Talvez, muito feliz com o desempenho tricolor na Libertadores. Disse que há superioridade de vitórias do Grêmio em clássicos pelo Brasileirão e do Inter em clássicos regionais. Ou não?
O choro é livre
Escrevi ainda que o Grêmio tem mais conquistas nacionais - Copas do Brasil e Brasileiros - e o Inter, mais títulos regionais - Gauchão. Onde está o desdouro? Onde está a tentativa de desmoralizar os adversários apenas relatando números? Não me sinto, jamais, impedido de referir as vitórias tricolores porque vencer ou perder faz parte do jogo.
Assim como muitas vezes meu time venceu, em outras perdeu. Ouço inúmeras vezes algo sobre Segunda Divisão, e os gremistas lembram-se do Mazembe. Resta assimilarmos, pois o choro é recíproco e livre.